10 chás que aumentam a imunidade

0
338

O chá surgiu na China há vários séculos e, atualmente, é uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro. Além de ser muito saboroso, esse alimento é considerado um importante remédio medicinal. Sabia que alguns deles ajudam na prevenção de doenças? Vamos te mostrar 10 chás que aumentam a imunidade e que são fáceis de preparar.

São diversos tipos de chás e muitos deles contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, o que é essencial tanto para nossa saúde física quanto mental. Se a imunidade não está fortalecida, nosso corpo fica fraco e vulnerável ao aparecimento de doenças. 

Confira 10 chás que aumentam a imunidade

1. Equinácea (Echinacea Angustifolia, Echinacea Purpurea ou Echinacea Pallida)

O chá de equinácea, rico em vitaminas e minerais, surgiu na América do Norte, onde era amplamente utilizado por índios nativos para prevenção e tratamento de diversas doenças. A planta apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antivirais. 

2. Boldo (Peumus boldus)

O chá de boldo é um dos mais consumidos. Com ações diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, ele costuma ser utilizado para alívio de desconfortos no sistema digestório, como inchaço, má digestão e dores. Além disso, é considerado um aliado para melhorar o funcionamento do fígado. 

3. Genciana (Gentiana lutea)

A genciana é uma importante planta medicinal, sendo indicada como tônico estomacal, febrífuga, estimulante da secreção da bílis e imunoestimulante. Entre suas principais propriedades, estão: capacidade de aumentar o apetite, tratar problemas digestivos e agir como vermífuga.

4. Erva doce (Foeniculum vulgare)

A erva doce é rica em vitaminas (C, A e B) e possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispépticas. O chá desta planta pode ser usado para alívio de cólicas, inchaços e dores abdominais, gripes, dores na barriga e na cabeça, espasmos musculares, entre outros problemas. 

5. Guaco (Mikania glomerata)

O guaco é um tipo de planta medicinal e, por sua ação broncodilatadora e expectorante, é amplamente associado à melhora dos sintomas da gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite e problemas respiratórios. 

6. Sabugueiro (Sambucus nigra)

Com origem na Europa e Norte da África, o sabugueiro (ou sabugueirinho) é uma planta rica em antioxidantes, vitamina C, flavonóides, fibras e óleos essenciais. Entre suas principais ações, destacam-se: expectorante, estimulante da circulação sanguínea, antiviral e anti-inflamatória. 

7. Camomila (Matricaria recutita)

O chá de camomila é bastante conhecido devido à sua ação como calmante natural, mas a planta tem diversas outras propriedades. Eles incluem: melhorar a saúde da pele, auxiliar na digestão, aliviar cólicas menstruais e controlar o açúcar no sangue.

8. Gengibre (Zingiber officinale)

O chá de gengibre também é bastante conhecido por todos. Ele é capaz de agir como bactericida, fungicida, anti-inflamatório, antisséptico, anticoagulante, vasodilatador, antipirético, antiemético, analgésico e antiespasmódico. O chá ajuda na digestão, em irritações e doenças na garganta e em problemas respiratórios Além disso, este alimento regula a pressão arterial.

9. Anis-estrelado (Illicium verum)

Com origem na China e Vietnã, o anis-estrelado é uma planta usada tanto na gastronomia quanto na área medicinal. Este chá ajuda no tratamento de infecções por fungos e bactérias, na intoxicação por frutos do mar, em gripes e resfriados, além de auxiliar na saúde do sistema nervoso. 

10. Cúrcuma (Curcuma longa)

Atua como anti-inflamatório e antioxidante, além de ajudar no combate a doenças de pele, no controle dos níveis de colesterol, na melhoria da circulação, na recuperação muscular e na prevenção de doenças como a diabetes. 

Com as dicas acima, não faltam opções para você ter uma vida mais saudável tomando deliciosos chás!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here