10 hábitos diários para mudar a vida

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O cuidado com o bem-estar e com a saúde é essencial para uma melhor qualidade de vida. Ao adotar hábitos positivos, você gera diversos benefícios para o seu corpo. Pensando nisso, nós reunimos 10 hábitos diários que vão te fazer se sentir bem melhor, fisicamente e psicologicamente. 

Confira os 10 hábitos diários para mudar a vida

1. Fazer um exercício físico por pelo menos 1h

A prática regular de exercícios ajuda no bem-estar, não só físico, mas emocional. O sedentarismo traz diversos malefícios à saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares, síndromes metabólicas, diabetes e muito mais.

Entre os benefícios da atividade física estão: melhoria do fluxo sanguíneo, redução do colesterol considerado prejudicial (LDL), diminuição do nível de triglicérides no sangue e controle da pressão arterial. 

2. Ingerir 2 litros de água

Boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura são alguns dos sintomas decorrentes da falta de água no corpo, o que pode prejudicar o pleno funcionamento de órgãos como os rins, por exemplo. Alguns benefícios associados à ingestão adequada de água são: melhor absorção de nutrientes, desintoxicação, pele saudável e regulação de temperatura corporal. 

3. Tomar 3 xícaras de chá

O chá é considerado um remédio medicinal devido a suas inúmeras propriedades benéficas à saúde humana. Tomar ao menos 3 xícaras ao dia contribui para acalmar a mente, traz uma sensação de relaxamento, desintoxicação do organismo, regulação do sistema digestivo, melhora a qualidade do sono, auxilia no emagrecimento, previne contra diversas doenças, entre outros pontos positivos. 

4. Montar uma refeição colorida

Um prato de comida com uma variedade de cores pode ser sinônimo de alimentação saudável e com alto valor nutricional. Ao menos 4 colorações diferentes devem estar presentes na sua refeição, pois quanto mais cores, mais nutrientes e vitaminas você estará ingerindo. Isso favorece a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. 

5. Meditar por 5 minutos

Separar ao menos 5 minutos do seu dia para meditar pode melhorar sua qualidade de vida significativamente. É uma prática cada vez mais comum para relaxar o corpo e a mente, pois ajuda na comunicação, na respiração, no autoconhecimento, na harmonização de pensamentos e  na sensação de paz e tranquilidade.

6. Ouvir 6 músicas que te motivam

São inúmeras as razões pelas quais a música é considerada terapêutica. Ouvir canções que te motivam é uma ótima maneira de começar bem o dia. Adotar esse hábito diminui os níveis de ansiedade e estresse, aumenta a energia, melhora o desempenho no trabalho e a qualidade do sono, fortalece a memória, além de promover bom humor e felicidade.

7. Sorrir mais

Você sabia que sorrir estimula o sistema imunológico? O sorriso diminui o estresse, alivia tensões musculares e ajuda a combater doenças.  Ao sorrir, o cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade. 

8. Dormir no mínimo 8h por dia

Ter uma boa qualidade de sono é essencial para a saúde. O descanso é uma necessidade do corpo humano e deve ser respeitado para que você tenha hábitos de vida mais saudáveis e se sinta mais disposta. Durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. 

9. Ler algumas páginas de um livro

O melhor remédio para estimular a memória e criatividade é a leitura. Ler é uma ótima forma de adquirir conhecimento sobre os mais variados assuntos, além de melhorar sua escrita e seu vocábulo. A leitura aumenta a capacidade de aprendizado, diminui o estresse e incita o senso crítico. Por isso, que tal ler algumas páginas por dia de um livro de seu interesse?

10. Escrever 10 razões para ser grato

Agradecer faz bem. Se você cria o hábito diário de refletir sobre as coisas pelas quais é grato, você irá enxergar motivações para se sentir mais feliz e de bem com a vida. E, se possível, agradeça a quem está na sua lista expressando a eles como você se sente, para gerar uma corrente de positividade.

Acompanhe nosso site para ter acesso a mais dicas como essas sobre saúde e bem-estar. 

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