14 formas de simplificar sua vida

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Quem deseja ter uma vida pautada em hábitos que proporcionem bem-estar, não precisa de mudanças completamente radicais em sua rotina. Por meio de medidas fáceis de aplicar no dia a dia, é possível ter uma rotina bem mais simples e wellness. Por isso, preparamos uma lista com 14 formas de simplificar sua vida. Confira abaixo.

1. Planeje suas refeições

De vez em quando, não há problema algum em escolher na hora o que comer, considerando a vontade de alguma comida ou outros fatores, como tempo e opções disponíveis. Porém, é importante tentar planejar suas refeições sempre que possível. Assim, você consegue ter uma rotina mais regrada e evita hábitos pouco saudáveis, como se alimentar rápido demais ou comer alimentos que não fazem tão bem para o corpo. 

2. Faça uma limpa em casa

Já reparou que a bagunça pode atrapalhar a realização de atividades domésticas e até de tarefas profissionais (no caso de quem faz home office)? Pensando nisso, recomendamos que você crie o costume de, pelo menos uma vez por semana, fazer uma limpa na sua casa, organizando as coisas e jogando fora tudo que não for mais usado. Além de mais espaço, você terá ambientes bem mais limpos e organizados assim. 

A dica vale também para roupas e adereços. Dê uma olhada nas peças que você possui e analise se tem utilizado e se você se sente confortável no uso. Caso contrário, é melhor separar aquilo que possa ter mais serventia para quem realmente precisa. 

3. Diga “Não” quando for preciso

Manter a positividade e aceitar novos desafios e propostas é muito importante, mas isso não quer dizer que você precisa aceitar tudo. Quando algo não contribuir para o seu crescimento, pessoal ou profissional, diga “Não” e evite fazer determinadas coisas só por fazer. Isso vai proporcionar uma sensação de libertação, pois você não se sentirá mais obrigado a tomar atitudes que não te fazem bem. 

4. Otimize seu tempo

Ao priorizar tarefas diárias mais urgentes e otimizar seu tempo, fica mais fácil realizar tudo que tem para fazer, além de sobrar um tempinho para descansar e se divertir. Durante o dia, evite perder muitos minutos ou até horas com coisas que não agregam nada e atrapalham a sua rotina.

5. Planeje seu orçamento

A organização financeira também ajuda a simplificar a vida, por mais que suas contas estejam uma bagunça. Quanto maior o controle dos seus gastos, mais condições você terá de identificar formas de economizar e evitar dívidas e outros problemas desse tipo.

6. Relaxe no fim do dia

Mesmo quem trabalha até tarde precisa separar um tempo antes de dormir para relaxar e se sentir bem na hora de dormir. Se você não se divertir com um episódio de uma série, ouvir música, brincar com os filhos ou com seus animais de estimação, fazer exercícios ou se ficar lendo notícias momentos antes de deitar, seu sono pode ser prejudicado e até o dia seguinte. 

7. Crie uma rotina matinal

Se você já começar o dia mal, pode ser que demore ou nem consiga melhorar o humor no resto do dia. Por isso, tente manter uma rotina diária para que os momentos após acordar sejam os mais produtivos possíveis. Muita gente precisa sair cedo para trabalhar ou estudar e não tem tempo para se exercitar. Nesses casos, o que dá para fazer é, pelo menos, acordar um pouco antes do habitual para sair de casa deixando a cama organizada e tomando um bom café da manhã, o que já te deixará animado para o resto da manhã.

8. Seja mais fitness

Uma boa forma de melhorar sua rotina é adotar hábitos fitness, seja por meio de refeições mais saudáveis ou pela prática de exercícios fitness. 

9. Aprenda a lidar com pensamentos negativos

Pode parecer inevitável ter pensamentos negativos, mas você pode se esforçar para evitar que eles dominem sua mente e permaneçam ali como uma nuvem. Além de buscar terapia, é possível lidar com pensamentos negativos por meio de métodos simples de aplicar no dia a dia. Por exemplo: coloque no papel o que estiver te incomodando, liste prós e contras para dilemas e trace estratégias com base nisso. 

10. Priorize relacionamentos saudáveis

Avalie se você está em algum relacionamento tóxico, o que pode acontecer não só no âmbito amoroso, mas também familiar, em amizades e no meio de trabalho. Caso perceba que está em relações que te deixam mal ou até são abusivas, passe a priorizar quem te faz bem. 

11. Cuidado pessoal

Exerça o autocuidado diariamente, pois é fácil cair na cilada de não se valorizar na correria do dia a dia. Ações simples como comprar um mimo para você mesmo ou dar uma repaginada no visual de vez em quando fazem bastante diferença. 

12. Reduza o estresse

Tente notar o que está causando estresse e evite passar por situações que provoquem isso. Caso não possa eliminá-las inteiramente da sua rotina, faça o que estiver ao seu alcance para diminuir o problema e procure não se deixar afetar tanto pelo que ocorre de ruim, inclusive cobrando menos de si próprio.

13. Seja flexível

Ao definir o que fazer em cada parte do dia, lembre que dá para ser flexível, mudando atividades conforme imprevistos e até se der vontade de não ir para a academia num dia, por exemplo. Esta recomendação também vale para a alimentação. Caso você não consiga seguir o que planejou, sempre tem como recomeçar no dia seguinte. 

14. Tenha expectativas realistas

Na hora de definir seus objetivos, tente ser o mais realista possível. Leve em conta o que realmente está ao seu alcance e evite dar o passo maior que a perna ao estabelecer expectativas. 

Com as dicas acima, você conseguirá simplificar seu dia a dia com grande eficácia, sentindo os resultados positivos em todas as áreas da sua vida.  

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