4 dicas para praticar gratidão no dia a dia

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Gratidão é um sentimento que só traz coisas boas, tanto para nós quanto para nossas relações sociais. Mas você sabia que a gratidão pode ser trabalhada de modo a tornar sua vida mais leve e feliz? 

O ato de ser grato ativa nossa região do córtex pré-frontal, além de ativar a liberação de hormônios como dopamina e ocitocina, que nos trazem a sensação de prazer e tranquilidade.

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Com as preocupações e correrias diárias, ficamos cada vez mais desatentos às pequenas porções de alegria que nos são proporcionadas. Ficamos reféns das pressões que recebemos com o trabalho, estudo e outras obrigações, sem nos darmos conta de que a gratidão precisa ser nossa aliada em todos os processos. Mas, você sabia que a gratidão pode ser trabalhada de modo a tornar sua vida mais leve e feliz? 

O ato de ser grato ativa nossa região do córtex pré-frontal, principalmente a área ligada ao sistema de recompensas. A partir dessa atividade, nosso cérebro nos oferece uma sensação física e mental ligada ao prazer, que é influenciada pela liberação de dopamina. 

Além dessa sensação de recompensa, praticar a gratidão também estimula a produção e liberação de ocitocina, hormônio que está relacionado ao afeto, amor e tranquilidade, o que faz com que os níveis de estresse e, por consequência, a ansiedade e o medo diminuam consideravelmente.

Em geral, quem expressa maior gratidão em seu dia a dia consegue aliar mais otimismo, vitalidade e satisfação a todas as áreas da sua vida. Além disso, é possível reduzir as sensações de medo, angústias, raiva e a ansiedade. Ótimo, não é mesmo?

Veja dicas de como praticar mais gratidão diariamente

1. Escreva um diário da gratidão

Todos os dias, nós passamos por situações boas.Porém, é comum acabarmos  focando no que nos magoou ou estressou, fazendo com que não haja nenhum espaço para a gratidão. Por isso, puxe na memória algumas situações pelas quais você passou durante o dia e que merecem um grande “obrigado”.

2. Agradeça abertamente a alguém

Expressar sua gratidão a alguém faz com que você e a outra pessoa se sintam bem e criem um vínculo afetivo maior e melhor. Por isso, quando sentir que recebeu algo bom de uma pessoa, não tenha vergonha! Deixe claro o quanto você se sentiu bem por aquela ação.

3. Use lembretes visuais

Para não ser traído por sua própria memória, espalhe pela casa ou em agendas, cadernos ou bolsas, coisas que te façam lembrar de momentos de gratidão. Sejam eles antigos ou um lembrete para um momento atual, vale a pena investir nesse método, pois as imagens proporcionam gatilhos afetivos maiores.

4. Contemple coisas e pessoas

Separe um momento do dia para relaxar e pensar no quanto você é grato pela companhia das pessoas ao seu redor, pelas coisas que você conquistou e pelos pensamentos que evoluíram dentro de você. Mesmo que curto, ter esses pequenos períodos fará com que você enxergue a vida de outra forma.

Pronto, agora é só colocar em prática nossas dicas para praticar gratidão no dia a dia. Ao fazer isso, você conseguirá se sentir melhor gradativamente, gerando uma rotina muito mais positiva. Isso deve aumentar seu bem-estar e, consequentemente, fará com que sua vida seja mais Wellness. 

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