4 dicas para ter uma casa mais Wellness

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Saúde, beleza e bem-estar. Wellness está associado a tudo isso, mas você sabia que o conceito também se estende à sua casa? Para seu lar ser Wellness, é imprescindível que a forma como você deixe cada pedacinho dele estimule seu corpo, sua mente e também seu estado de espírito. Assim, sua rotina será muito mais agradável e produtiva. 

Pensando em te ajudar a ter uma casa mais Wellness, separamos algumas dicas bem simples de aplicar. Veja abaixo:

1. Iluminação natural e o fluxo de ar

A luz do dia influencia diretamente na nossa produção de serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro proporcionando uma sensação gostosa e de bem-estar. Chamada de “hormônio do bem-estar”, a serotonina contribui para a regulação do sono, humor, apetite, entre outras funções do corpo. 

Sem iluminação natural, a casa acaba interferindo no nível de serotonina. Dessa forma, podemos ficar mais deprimidos, desanimados. Para resolver isso, maximize a entrada de luz, garantindo que janelas não estejam bloqueadas por armários e outros móveis, por exemplo. 

Sabemos que nem todo mundo tem o privilégio de viver em uma casa que recebe bastante luz natural. Por isso, a iluminação artificial pode ser muito útil. O tom da luz usada por você afeta como você se sente e cada atividade requer um estilo de lâmpada diferente. É importante prestar atenção nisso, tanto de dia quanto à noite. 

Na hora de comprar qualquer lâmpada, pesquisa sua principal funcionalidade. Lembre que há modelos para iluminação geral e outros destinados a tarefas específicas, como estudar. 

Outro ponto importante diz respeito ao fluxo de ar. Mantenha janelas abertas sempre que possível, fazendo o ar circular pela residência. Faça o mesmo com as portas quando puder e aproveite seu ventilador para aumentar ainda mais a circulação. 

2. Áreas de sossego

No dia a dia, é comum deixarmos a agitação impedir que tenhamos momentos de tranquilidade, inclusive em casa. Caso você não possa reservar um cômodo inteiro só para momentos de contemplação, tente separar pelo menos um cantinho do seu lar para isso. 

É fundamental ter um espaço só seu em que você possa recarregar as energias e não se preocupar com nada, seja lendo um livro, meditando ou simplesmente não pensando em nada específico. 

Quanto mais confortável for esse canto, melhor. E, de preferência, deixe claro que outras pessoas não devem te incomodar quando você estiver nele. Separe pelo menos alguns minutos do dia para ficar ali, não importa o horário. 

3. Sono sem perturbação 

A qualidade do sono é outro elemento que faz toda a diferença para uma rotina Wellness. Para dormir bem, é necessário, entre outras coisas, ter um ambiente propício. Mas como transformar sua cama em um santuário do sono?  

Para começar, verifique se o seu colchão está em bom estado e se não tem gerado desconforto. Depois, preste atenção se a temperatura do quarto não está interferindo na qualidade do seu sono. Experimente deixar a janela aberta, ligar o ventilador, alterar as configurações do ar-condicionado ou qualquer outra medida que te deixe mais confortável. Dormir passando calor ou frio não é o ideal. 

Evite dormir em meio à bagunça. Por isso, nada de deixar objetos eletrônicos e roupas espalhados pela cama. No máximo, deixe um espaço para o seu pet dormir perto de você. Além disso, desligue todos os equipamentos que deixem luzes piscando, pois isso pode interferir no sono. 

O travesseiro deve ser trocado caso esteja te incomodando. Identifique se você se sente melhor com um modelo mais alto ou baixo e troque-o se ele não for o melhor para você. Lençóis, cobertores e edredons também influenciam o sono. Portanto, opte por materiais que causem a melhor sensação possível. 

4. O poder das cores

O tom escolhido para paredes e móveis pode fazer você se sentir mais disposto, cansado, desanimado, feliz…Como cada cor gera uma sensação diferente em cada pessoa, cabe a você perceber se tons mais quentes te deixam empolgado ou se prefere tons mais frios. Para deixar sua casa mais Wellness, o ideal é fazer combinações que proporcionem tranquilidade.

Por fim, não se esqueça de aumentar o conforto em todos os cantos do lugar onde você mora. E tente proporcionar momentos de socialização, pois isso também ajuda sua rotina a ser mais Wellness. Se você mora sozinho, que tal convidar amigos para um café, uma janta ou para ver um programa na Netflix de vez em quando?

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