5 dicas para reduzir a tensão muscular e problemas de postura

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Com a correria e pressões cotidianas, acabamos não dando a devida atenção a alguns problemas, e aquela dorzinha na coluna ou nos pés acaba se tornando parte da nossa vida. Por isso, é importante encontrarmos soluções que ajudem a reduzir a tensão muscular e problemas de postura no dia a dia, garantindo uma rotina com bem-estar.

Se você deseja investir na sua saúde e viver com maior qualidade de vida sem precisar recorrer a medicamentos para aliviar a dor, abaixo daremos 5 dicas simples de como acabar com os desconfortos causados pela tensão muscular e por problemas de postura.

1. Alongue-se diariamente

O alongamento é uma atividade de fácil execução, que não compromete as articulações, por não oferecer muito impacto. Pode ser realizado diversas vezes durante o dia sem a necessidade de aparelhos ou grandes espaços.

Se possível, inicie seu dia com um alongamento de pernas, braços, costas, joelhos e pescoço para um dia com menos tensão muscular. Caso sinta dores durante o trabalho em consequência de problemas de postura, separe de 5 a 10 minutos para se movimentar e alongar as costas e o pescoço.

E, para uma melhor noite de sono, realize um alongamento de todo o corpo para nivelar a ansiedade e oxigenar melhor o cérebro por meio do controle da respiração.

2. Invista em automassagem

Infelizmente, ter um massagista à disposição diariamente não é uma realidade comum. Por isso, você mesmo pode realizar pequenos movimentos que garantem o alívio de desconfortos pelo corpo. Além de muito prazerosa, a massagem é uma ótima alternativa para relaxar os músculos, estimular a produção dos glóbulos brancos e te dar mais disposição!

Invista em movimentos circulares e que partam de dentro para fora. Se necessário, utilize pomadas e óleos naturais para auxiliar na hidratação e na diminuição da tensão local.

3. Mantenha a postura 

Manter-se várias horas na mesma posição é uma tarefa difícil. Mas, se você trabalha sentado, tente ficar com as costas eretas e evite ao máximo que elas se dobrem ou encolham. 

Também é necessário estar atento à hora de dormir. Determinadas posições podem prejudicar a coluna e devem ser evitadas, como manter as costas tortas. Além disso, não utilize travesseiros irregulares e escolha um que se adapte à sua coluna e não seja tão alto nem tão baixo, caso contrário, haverá grande pressão na nuca e pescoço.

4. Realize pequenos exercícios

Grandes aliados para qualquer um que deseje uma vida com mais saúde e disposição, os exercícios físicos são responsáveis pela liberação de endorfina, melhora da postura, controle da respiração, resistência física e cardíaca, entre outros benefícios. Quando aliados à uma alimentação saudável, diminuem riscos coronários e motores, bem como a incidência de acidentes vasculares cerebrais e diminuição de casos de depressão e ansiedade.

Movimentar o corpo é imprescindível para a melhora da saúde, mas não ultrapasse seus limites. Ao menor sinal de problemas, busque orientação médica para que o melhor exercício físico seja recomendado a você.

5. Faça compressas

Uma dica rápida e muito barata é a realização de compressas de água para a diminuição da tensão muscular ou dores nas costas, por exemplo. As compressas frias são indicadas para a diminuição de inchaços e em casos de inflamações, como tendinites e artrites. Já as compressas de água quente são recomendadas para o relaxamento muscular. São necessários apenas 20 minutos para que não haja mais tensão e o alívio da dor seja percebido.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a ter uma vida mais confortável, livre de dores e problemas de postura. Porém, caso não tenha uma melhora nos sintomas, busque orientação médica e faça uma avaliação profissional para entender melhor o seu caso.

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