5 dicas para substituir o plástico no dia a dia

0
147

Imagem: foto representando sustentabilidade (sem plásticos)

Diariamente, o nosso estilo de vida produz e consome plástico, poluindo os oceanos e provocando estragos na natureza. Muitas pessoas acabam nem percebendo o quão numeroso é o uso desse material. Ele está bastante presente em nossa rotina, desde as garrafinhas de água mineral até as diversas embalagens no supermercado.

O plástico leva, em média, 400 anos para se decompor de maneira completa. Como a quantidade que se produz e é utilizada diariamente, esse é um dado bastante preocupante. Por isso, é muito importante a redução do uso do plástico, buscando substitutos para ele.

Pensando em te ajudar a substituir o plástico no dia a dia, preparamos uma lista com dicas de como fazer isso. Confira!

1. Evite comprar líquidos em garrafas plásticas

Um dos produtos mais encontrados nas areias das praias, bem como em diversos outros espaços, é a garrafa de plástico. Seja ela de suco, água ou refrigerante, essa embalagem pode causar um grande impacto negativo no meio ambiente, levando a mais poluição.

Uma dica para substituir a garrafa de plástico e propagar a sustentabilidade é comprar água, sucos e refrigerantes em embalagens de vidro. Outra possibilidade é comprar uma garrafinha de alumínio para que, ao sair para passear ou praticar exercícios, por exemplo, você faça dela sua companhia.

2. Não compre pratos e talheres descartáveis

É muito comum que, ao fazermos uma festa, sejam usados pratos descartáveis, por serem mais práticos. Embora pareça um gesto inofensivo, ele pode ser realmente prejudicial ao meio ambiente, visto que o material pode ser descartado de maneira incorreta, contribuindo com o aumento da poluição.

Uma boa dica para substituir o plástico é utilizar pratos e copos de vidro, por exemplo. Se preferir, também é possível comprar produtos de plástico mais rígidos, permitindo que haja uma lavagem e reutilização do produto.

3. Esqueça os canudos

Imagem: foto de canudos de inox ou vidro

Nós já estamos acostumados a pedir canudos, mas eles realmente são necessários para tomar um líquido?. Esse material é prejudicial à vida marinha, podendo ser engolido pelos animais, matando-os por sufocamento. Por isso, evite utilizar produtos assim, principalmente os descartáveis. 

Uma boa dica é adotar o seu canudo de inox ou de vidro para poder reutilizá-lo sempre que for necessário. Assim, você mantém o hábito de tomar determinadas bebidas com canudo, mas sem afetar negativamente a preservação ambiental. 

4. Compre a granel

É muito comum que, ao fazer a feira, nós compremos produtos embalados em plástico, como o saco de arroz, o de feijão, o de macarrão e até os salgadinhos que consumimos em momentos de lazer. Querendo ou não, esse fato acaba ajudando a aumentar a quantidade de plástico no meio ambiente.

Para substituir o plástico, você pode comprar a granel, levando os seus próprios potes para colocar os produtos. É muito mais simples de aplicar no dia a dia!

5. Use uma ecobag

Imagem: foto e ecobag

Outro consumo desnecessário de plástico ocorre durante as nossas compras, quando nos deparamos com as mais variadas sacolas para que possamos carregar os nossos produtos. Na maioria das vezes, elas são descartadas assim que chegamos em casa, não são?.

Uma sugestão para substituir as sacolas plásticas é comprar uma ecobag. Esse tipo de produto é reutilizável e ainda pode ser uma opção bem mais cômoda do que as sacolas, visto que conseguem sustentar mais peso, na maioria dos casos.

Lembre-se que ações sustentáveis são o primeiro passo para melhorar o meio ambiente, principalmente com relação à vida marinha, e, consequentemente a nossa saúde e vida em sociedade. Por isso, é essencial que práticas sustentáveis tenham cada vez mais visibilidade e adeptos para que possamos construir um mundo melhor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here