6 dicas simples para uma alimentação mais saudável

0
79

Manter uma dieta saudável oferece inúmeros benefícios à saúde, como reduzir o risco de doenças crônicas e manter corpo e a mente em equilíbrio. No entanto, mudar hábitos alimentares pode ser um desafio para muita gente. Pensando nisso, separamos 6 dicas simples de alimentação mais saudável.

1. Coma devagar

Você sabia que o ritmo com que você come influencia o quanto você come, a absorção dos nutrientes pelo organismo e também a probabilidade de ganhar peso? Pois é! Quem come muito rápido tem mais chances de ser obeso do que quem come lentamente. Isso porque nosso apetite é controlado por hormônios, e leva cerca de 20 minutos para estes hormônios sinalizarem ao cérebro que já comemos o suficiente.

Além disso, mastigar bem os alimentos auxilia a digestão e, portanto, a absorção dos nutrientes pelo nosso organismo.

2. Mantenha alimentos saudáveis prontamente disponíveis

Quando você fica com fome, é mais provável que você prepare uma comida nutritiva ou que coma a primeira coisa que vê no armário? Se a sua resposta for a segunda, saiba que ter alimentos saudáveis ​​em locais facilmente acessíveis e visíveis em sua casa, na sua bolsa ou no seu local de trabalho é um ótimo estímulo para melhorar seus hábitos alimentares.

Por isso, abasteça sua geladeira e seus armários com alimentos saudáveis, principalmente frutas e legumes frescos. Também leve consigo alguns alimentos quando precisar passar um tempo fora. Para lanches rápidos, opte por oleaginosas, como amendoins, castanhas e amêndoas.

3. Opte por alimentos integrais em vez de processados

Alimentos ultraprocessados contêm diversos compostos maléficos para a saúde. Por isso, deixe-os de lado e opte sempre por itens mais naturais e integrais, que você possa comer in natura ou que você mesmo prepare em casa. 

Os alimentos integrais, especialmente, são compostos por nutrientes essenciais como proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, em oposição a alimentos processados ​​que só contêm calorias vazias. Comprometer-se com adicionar vegetais ao seu almoço e jantar e frutas ao seu lanche é um bom começo!

4. Adicione mais alimentos probióticos à sua dieta

Consuma mais alimentos probióticos para melhorar as bactérias intestinais saudáveis, responsáveis ​​pela digestão, extração de nutrientes dos alimentos e construção do sistema imunológico. Alimentos como iogurte, vinagre de maçã e queijos macios são alguns dos melhores amigos do intestino e podem te ajudar a ficar saudável rapidamente.

5. Cozinhe ou grelhe os alimentos em vez de fritar

O que você utiliza e o modo como você prepara sua comida podem alterar consideravelmente os efeitos dos alimentos sobre a sua saúde. Por isso, no lugar de utilizar óleo e fritar os alimentos, opte por cozinhar ou grelhar. Essas são formas mais saudáveis, pois não viabilizam a formação de compostos nocivos à saúde. 

6. Coma os alimentos verdes primeiro

O seu prato deve ser o mais colorido e diversificado possível. Além disso, as saladas e alimentos verdes são elementos fundamentais em uma refeição completa. Para evitar comer mais que o necessário, coma primeiro todos os vegetais, para depois, com menos fome, comer os demais itens do prato. 

Essa prática gera benefícios aos níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos, podendo beneficiar o controle de açúcar a curto e longo prazo em diabéticos, por exemplo.

Essas são dicas simples, mas que podem fazer grande diferença na sua relação com os alimentos e, consequentemente, na sua saúde. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here