7 dicas para ter uma rotina Wellness ao acordar

0
509

A maneira como você começa o seu dia afeta o restante dele, seja no trabalho ou em atividades de lazer. Por isso, é fundamental saber como ter uma rotina Wellness ao acordar, acostumando o seu corpo a ter hábitos mais saudáveis. As nossas 7 dicas para ter uma rotina Wellness ao acordar vão te ajudar nisso!

Essas recomendações vão te ajudar a condicionar sua mente a proporcionar mais saúde e bem-estar nas suas manhãs. Ao fazer isso, o cérebro tem menos decisões para tomar, conseguindo mais energia para outras atividades, como coisas ligadas à criatividade e à comunicação. 

Veja 7 dicas para garantir uma rotina Wellness de manhã

1. Horário regrado

Caso você não tenha o costume de acordar sempre no mesmo horário, comece a programar o seu celular para te despertar em uma hora específica todos os dias. O ideal é ter tempo suficiente para realizar suas atividades da manhã sem pressa antes de trabalhar ou estudar. Isso inclui desde hábitos de higiene até tomar café da manhã e dar atenção para o seu pet, por exemplo. 

O modo “soneca” pode ser mais prejudicial do que benéfico. Ao ser acordado inúmeras vezes, você acaba não aproveitando de verdade as sonecas adicionais, pois o tempo até o próximo alarme não é longo o bastante para você descansar. Pensando nisso, deixe a função programada para no máximo uma vez. 

Outra recomendação relacionada ao sono é evitar dormir muito tarde se você precisa acordar cedo. Assim como é importante acostumar o corpo a acordar sempre no mesmo horário, também é essencial ter um horário fixo para dormir. 

2. Menos notificações

Mesmo que você desinstale as notificações do seu celular, você ainda ficará preocupado em checar seus vários aplicativos para conferir se recebeu novas mensagens. É cada vez mais difícil usar menos esse aparelho que está sempre com você, afinal, até para o trabalho precisamos conferir o WhatsApp com frequência, por exemplo. No entanto, fazer isso antes de dormir e logo após o despertar não é indicado para quem deseja ter uma rotina Wellness ao acordar. 

Evitar aplicativos e redes sociais antes e depois de dormir auxilia na redução do seu nível de ansiedade. Além disso, você pode desfrutar melhor do começo do seu dia se não ficar muito tempo conectado, sem contar que a chance de se atrasar é menor. 

Deixe para colocar em dia suas publicações e e-mails mais tarde. O começo da manhã é um momento para estimular o cérebro aos poucos – mensagens e e-mails fazem o oposto disso. 

3. Exercícios físicos

Cada pessoa tem um condicionamento diferente, reagindo à sua maneira a exercícios físicos. Porém, esse tipo de atividade pela manhã tende a ajudar o corpo a despertar, contribuindo para a sua disposição no decorrer do dia. Ir para academia, fazer uma corrida ou praticar ioga de manhã pode melhorar o seu rendimento, além de te deixar menos propenso a se estressar. 

O ideal é experimentar para ver se você consegue se acostumar a fazer exercícios depois de acordar. Porém, não precisa pegar pesado e não force essa prática caso não se sinta disposto ou não tenha muito tempo. 

4. Alimentação equilibrada

Mesmo que você não sinta muita fome de manhã, é fundamental não ficar de estômago vazio nas primeiras horas do dia. Lembre que o seu corpo precisa de combustível para aumentar sua produtividade. E nada de comer besteiras, senão o efeito será o contrário do esperado. Opte por alimentos balanceados e saudáveis, de preferência com propriedades capazes de proporcionar mais energia ao longo do dia. 

Outra dica relacionada à alimentação é começar o dia hidratado. Além de tomar café, leite ou chá, beba água ou sucos naturais. Já experimentou espremer limão em um copo de água para alcalinizar seu corpo de manhã?

5. Meditação matutina

Meditar por 10 minutos depois de levantar da cama é uma ótima forma de ficar mais disposto e menos ansioso. Além disso, a meditação matutina ajuda a aumentar o seu foco para as atividades que você precisará realizar nas horas seguintes. 

Essa atividade é recomendada porque cria novas conexões de neurotransmissores e por ativar outras áreas da mente. É possível meditar por conta própria com o auxílio de aplicativos de meditação guiada ou fazer aulas em locais específicos para isso. 

6. Ritual matinal

Apesar de não existir uma fórmula para todos melhorarem sua rotina, dá para aprimorar o seu dia a dia com medidas simples. Uma delas é desenvolver um ritual diário para executar determinadas atividades depois de acordar. Defina o que irá comer e vestir antes de dormir, para não perder tempo decidindo e trocando de peças durante o início da manhã. 

Além disso, arrume a cama assim que levantar, para não cair na tentação de voltar a ela. Uma cama arrumada dá a sensação de organização, servindo de estímulo para um dia melhor. 

7. Planejamento diário

Por fim, planeje o seu dia antes de dormir em um papel, listando todas as atividades e priorizando as principais metas. Assim, você dormirá menos preocupado e não perderá tempo de manhã organizando sua agenda do dia. 

Com as nossas dicas Wellness, sua rotina matinal será muito melhor!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here