7 dicas para uma rotina matinal mais saudável

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A maioria de nós segue uma rotina durante o dia a dia, e por muitas vezes essa mesma rotina nos deixa exaustos ao final do dia, parecendo que não aproveitamos nosso tempo como gostaríamos. Por isso, uma boa noite de sono e o início das atividades diárias um pouco mais cedo pode melhorar consideravelmente a qualidade da sua rotina.

Para te ajudar, nós separamos 7 dicas que vão te ajudar a começar o seu dia mais cedo e com mais disposição, melhorando a forma como você aproveita o seu tempo.

Durma e acorde cedo

Uma boa noite de sono influencia na qualidade do seu dia seguinte. Se considerarmos uma noite bem dormida entre 6 e 8 horas de sono, isso significa que ir para a cama entre 22 e 23 horas é o ideal para quem deseja ter uma boa rotina matinal.

O hábito de acordar mais cedo vai lhe dar a oportunidade de fazer diversas atividades que você muitas vezes troca por uma hora a mais de sono ou que deixa de fazer ao final do dia por estar muito cansado. Dormir e acordar cedo é essencial para o início de uma boa rotina.

Hidrate-se

Após 6 ou 8 horas de sono, seu corpo já está há muito tempo sem se hidratar. O ideal é beber um copo de água com limão logo após levantar-se, o que vai ajudar você a despertar, além de iniciar o seu metabolismo, e proporcionar uma série de benefícios para o seu corpo, como se livrar de diversas toxinas, estimular o sistema imunológico, limpar a pele e manter o nível de pH mais equilibrado, eliminando a acidez do corpo.

 Alongue-se

Seus músculos passam horas encurtados enquanto você dorme. Uma boa sessão de alongamento auxilia na sua flexibilidade, evitando lesões e preparando sua musculatura para as atividades do dia a dia.

Separe alguns minutos para alongar todos os grupos musculares, desde os músculos das pernas, até braços, costas e pescoço. O alongamento matutino vai lhe ajudar a aguentar uma rotina que muitas vezes significa passar horas do seu dia sentado.

Faça uma lista de tarefas

Iniciar uma rotina matinal pode lhe ajudar no desempenho das tarefas no decorrer do dia. Mas para que as suas manhãs sejam mais produtivas, é necessário organizar as atividades a serem realizadas naquele dia. A melhor forma de manter controle sobre o que deve ser feito é organizar as tarefas em uma lista na noite anterior.

Ao organizar a lista de atividades durante a noite do dia anterior, você torna a sua manhã um período mais livre e pode iniciar a sua rotina matinal de forma menos acelerada. Desta forma você poupa energia para tarefas realmente importantes do seu dia ou ganha tempo para realizá-las logo no início do seu dia.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos logo cedo traz diversos benefícios à saúde. Ao iniciar o dia com exercícios, você garante que vai se exercitar independente do que acontece no seu dia. Um dia exaustivo pode fazer com que você fuja de atividades físicas ao anoitecer. Além disso, a prática de exercícios físicos logo de manhã acelera seu metabolismo e regula seus hormônios, deixando o resto do seu dia mais agradável e motivante.

 Leia um livro

Ao acordar cedo, muitas vezes podemos desfrutar do silêncio de uma cidade que ainda está adormecida. Utilizar esse tempo livre e silencioso logo de manhã para ler um livro pode auxiliar também no seu processo criativo durante o dia, sem contar no conhecimento adquirido ao ler ao menos algumas páginas todas as manhãs.

Inicie com 10 ou 15 páginas por dia e em algumas semanas já terá lido um livro inteiro apenas aproveitando o tempo livre no início do seu dia.

Conclua uma tarefa difícil

Iniciar a manhã realizando e concluindo uma tarefa difícil ou que você não tenha prazer em fazer pode melhorar o resto do seu dia. Ao terminar uma atividade que você considera chata ou difícil logo cedo lhe dará a sensação de que nada que você faça durante o resto dia será pior do que aquilo.

Porém, você não deve realizar mais que uma ou outra tarefa. Ao preencher todo o início da sua manhã com tarefas chatas e complicadas, você terá grandes chances de procrastinar e começar o seu dia de forma mais difícil e preguiçosa.

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