9 dicas para aumentar já o seu bem-estar

0
392

Já estamos na metade do ano e você ainda não criou coragem pra sair do sofá e começar uma rotina de exercícios? Pois hoje vamos te ajudar com algumas dicas de como aproveitar melhor o seu tempo ocioso. Por que não encará-las como desafios que melhorem seu bem estar ao longo do ano?

Muitas pessoas prometem começar uma vida mais saudável e ativa mas, com o passar dos dias, isso vai ficando de lado. Todos os dias surgem desculpas diferentes e imprevistos. Aí a frustração vai tomando conta, não é mesmo?

Saiba que você não precisa esperar o ano acabar para começar a ter uma vida mais saudável. Sempre é uma boa hora para dar mais atenção à sua saúde e ao seu bem-estar. A seguir, vamos propor 9 desafios práticos e bem simples para você conseguir aproveitar melhor o restante do ano e sentir orgulho do seu progresso.

1. Vá para a cama 20 minutos mais cedo

Você com certeza já sabe que dormir bem deixa o corpo mais descansado e disposto para o próximo dia. Mas, você sabia que quem dorme pouco pode engordar mais facilmente? A privação do sono faz com que nosso organismo aumente a produção de hormônios que colaboram para o acúmulo de gordura abdominal. Além disso, uma boa noite de sono reduz o estresse, a chance de hipertensão, infarto e AVC. 

Para evitar distrações antes de dormir, experimente colocar lembretes no celular avisando que está na hora de ir para a cama. Colocar o celular no modo noturno também é uma boa estratégia. Assim, você não fica curioso para ver as mensagens recebidas e isso te ajuda a pegar no sono mais facilmente.

2. Medite diariamente

Você deve estar pensando: “Ah, essa é fácil! Basta sentar de pernas cruzadas em silêncio e não pensar em nada”. Nem sempre isso ocorre com naturalidade, ainda mais se você não tem o hábito de meditar. Nossa cabeça está sempre pensando em inúmeras coisas ao mesmo tempo e, quando você percebe, seus pensamentos te levaram a vários assuntos e você esqueceu da meditação.

A prática da meditação trabalha a concentração que nos ajuda a relaxar a mente e o corpo. Existem vários benefícios com a prática frequente da meditação. Entre eles, estão a diminuição do stress, a redução de dores físicas e mais foco nas atividades diárias.

Se você ainda é iniciante, pode contar com a ajuda de aplicativos de meditação guiada. Além disso, não faltam vídeos no YouTube que contribuem para o relaxamento durante meditações.Também dá para recorrer a instrutores para começar aulas profissionais.

3. Faça de 20 a 30 flexões por dia

Flexão é um exercício que pode ser feito em qualquer lugar. Quando praticada diariamente, essa atividade gera muitos benefícios no corpo. O exercício te deixa mais disposto, melhora a postura e ainda contribui para a definição peitoral.

4. Coma um punhado de amêndoas antes de uma refeição 

As amêndoas trazem muitos benefícios quando são acrescentadas à alimentação. Elas são fontes de gorduras boas que mantêm o coração saudável. Quando consumido antes das refeições, esse alimento te deixa satisfeito mais rapidamente e isso faz com que você coma menos. 

5. Coma mais proteína 

Proteínas ajudam você a ter um corpo mais forte, pois são fontes de energia para o organismo. Elas aumentam nossa massa muscular, acelerando o metabolismo e reduzindo a vontade de comer doces. 

6. Arrume sua cama toda manhã

O simples fato de arrumar a cama proporciona uma sensação de bem-estar, encorajando você a fazer as próximas tarefas do dia. Essa ação ajuda criar uma rotina diária, aumentando a produtividade e a organização.

7. Exercite-se por pelo menos 10 minutos por dia

Isso mesmo, 10 minutos diários de exercícios físicos. É possível se exercitar dentro de casa e a internet pode ser sua aliada. Você encontra várias pessoas ensinando como fazer atividades fáceis e voltadas para o seu perfil. Exercícios diários também contribuem para manter o peso e aumentam a massa muscular. Além disso, a atividade física é um antidepressivo natural e proporciona mais energia, reduzindo a fadiga no decorrer do dia.

8. Ande 10 mil passos por dia

Mesmo fazendo exercícios, é necessário que você se movimente no decorrer do dia. Ficar muito tempo parado nos deixa sedentários e isso pode levar a problemas na saúde. Se você precisa ficar sentado o tempo todo durante o trabalho ou os estudos, procure fazer pequenas pausas para ir ao banheiro ou beber água. Essas pequenas caminhadas entram na contagem. É possível contar com a tecnologia para saber a quantidade de passos ao longo do dia, por meio de aplicativos, relógios e outros dispositivos.

9. Pratique yoga

Assim como a meditação, a yoga te ajuda a ter controle da mente e do corpo. Existem muitos benefícios nessa prática, como melhoria de dores no corpo, flexibilidade, diminuição de ansiedade, menos problemas no sono e controle da pressão e batimentos cardíacos.

Que tal começar hoje a ter uma vida mais saudável? Ao manter uma regularidade a partir de agora, até o fim do ano sua satisfação com os resultados vai te estimular ainda mais para manter essa rotina Wellness em 2021.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here