A importância da raspagem da língua para nossa saúde bucal

0
360

Uma boa saúde bucal vai muito além dos cuidados com os dentes. Você sabia que é importante realizar a raspagem da língua com um limpador?

Além de ser um simples cuidado para melhorar a higiene, a raspagem da língua também é uma prática aplicada na Ayurveda. Esta é uma medicina alternativa indiana que busca mais bem-estar e saúde.

De acordo com a Ayurveda, nossa digestão é uma das bases da nossa saúde. Se a língua não estiver devidamente limpa, a eficácia do processo digestivo diminui. Isso porque essa parte do corpo terá uma menor capacidade de identificação de sabores e uma menor produção de saliva. Além de melhorar a sensibilidade do nosso paladar, a raspagem também ativa a produção de saliva e aumenta o Agni, o fogo digestivo do nosso organismo.

Por que raspar a língua?

Pode não parecer, mas a língua é um órgão de extrema importância para o nosso organismo. Isso vale principalmente quando se trata de processos como mastigação e a deglutição de alimentos, além da digestão. Por conta desses processos, é comum uma maior concentração de resíduos na nossa língua. Estamos falando de fungos, bactérias e outras toxinas, além de células mortas.

A necessidade de manter a língua sempre bem higienizada evita o acúmulo desses resíduos, melhorando diversos fatores em nosso organismo. A principal melhoria acontece no processo digestivo, em que a língua possui grande e vital participação. 

A raspagem com um limpador de língua também auxilia na diminuição dos riscos de doenças bacterianas em todo o corpo, além de evitar o mau hálito. Os benefícios se estendem ao resto da nossa boca, proporcionando uma maior saúde de nossos dentes e gengivas, que estarão livres do contato com os resíduos e toxinas acumulados na língua.

Como utilizar o raspador de língua

A limpeza da língua é um processo simples, mas existe uma maneira correta de realizá-la. O primeiro passo é raspar a língua apenas após a escovação dentária e o uso do fio dental. Caso o procedimento seja feito antes, sua língua entrará novamente em contato com resíduos e bactérias que estão armazenadas nos seus dentes e gengivas, tornando a raspagem bastante ineficaz.

Para fazer a raspagem da forma mais adequada, faça um movimento de fricção sempre de trás para frente, contemplando toda a superfície da língua com o raspador. É importante dar um pouco mais de atenção à área mais posterior da língua, onde é formada a saburra – massa formada pelas bactérias, restos alimentares e outros resíduos. A raspagem é ainda mais essencial nela, principalmente para evitar o mau hálito.

Por geralmente ter um formato mais anatômico e que se encaixa perfeitamente na nossa língua, o limpador torna a raspagem um processo fácil de se realizar, além de não gerar desconforto. Algumas pessoas costumam sentir ânsia ao leve contato com a parte traseira da língua, mas o uso do raspador diminui ou até mesmo evita completamente esse tipo de desconforto.

Por que raspar a língua é um hábito Wellness?

Com a importância da higiene bucal ressaltada, é importante destacar que é preciso tornar a limpeza da língua um hábito. Assim como nossos dentes, ela precisa de um cuidado diário, afinal, é um órgão utilizado 24 horas por dia, além de ser indispensável em diversos processos do nosso organismo.

Então, para manter uma maior saúde bucal, um processo digestivo mais eficaz e evitar problemas como o mau hálito, a raspagem da língua é mais um hábito wellness que devemos praticar diariamente. A raspagem deve ser feita logo ao acordar, ainda em jejum, para que todo o seu processo digestivo funcione corretamente durante o dia.

Onde encontrar raspadores de língua

Apesar de não ser tão popular no mercado, não é difícil de encontrar bons raspadores de língua – e por um preço bastante acessível! Feitos de cobre, um material resistente e antibacteriano, os raspadores podem ser adquiridos em sites como Holistix e Bazar Indiano

Coloque esse hábito Wellness na sua rotina diária para ter uma higiene bucal completa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here