Alimentos que ajudam no combate à depressão

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A depressão é uma doença crônica que deixa as pessoas num estado de tristeza profunda. As drásticas alterações no humor fazem com que se perca interesse e ânimo para realizar simples atividades do dia a dia. Esse tipo de enfermidade requer tratamento com profissionais como psiquiátricos e psicológicos e o tratamento inclui terapia e medicação, dependendo da gravidade de cada caso.

Além dessas medidas, é possível complementar o tratamento com a realização de exercícios físicos regularmente e o consumo de determinados alimentos. Isso tudo pode ajudar no tratamento, que costuma depender de vários fatores para avançar. 

Adotar uma rotina de alimentação saudável é uma atitude essencial no combate à depressão. Optar por uma dieta equilibrada traz diversos benefícios para sua saúde. Tudo o que você come possui um papel fundamental no seu organismo e pode influenciar na liberação de substâncias importantes para o corpo, como a serotonina, que atua diretamente na regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade, entre outros elementos. 

A maior produção de serotonina acontece no trato gastrointestinal. É por isso que alimentação, bem-estar e qualidade de vida estão conectados. A serotonina pode ser encontrada em alimentos como cogumelos, plantas, frutas e vegetais.  

10 alimentos que ajudam no combate à depressão

1. Peixes

Alimento rico em ômega-3, um tipo de gordura que possui ação anti-inflamatória e regula a produção de substâncias responsáveis pelas emoções, pelo humor e bem-estar como serotonina, dopamina e noradrenalina. Exemplos: arenque, salmão, anchova, cavala, sardinha e outros. 

2. Leite

Bebida rica em cálcio, mineral que contribui para o controle do nervosismo e da irritabilidade, além de reduzir tensões e causar sensação de relaxamento, devido a propriedades que ajudam a regularizar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. 

3. Ervas

Os chás de ervas são bastante conhecidos por suas propriedades calmantes e relaxantes. A erva-cidreira, por exemplo, é uma ótima opção por ter ação benéfica em casos de insônia, ansiedade, depressão e estresse profundo.  

4. Laranja

Devido à grande concentração de vitamina C, a laranja pode melhorar o funcionamento do sistema nervoso, garantir mais energia para o seu corpo, ajudar a combater o estresse e prevenir a fadiga, além de inibir a liberação de cortisol, o hormônio do estresse.

5. Maçã 

Excelente fonte de ácido fólico, vitamina do complexo B considerada um antidepressivo natural, que atua na produção de neurotransmissores e faz a manutenção dos níveis de serotonina. 

6. Banana

Fruta bastante conhecida por dar ânimo, energia e disposição, a banana é uma ótima aliada no combate aos sintomas da depressão. É rica em triptofano, um aminoácido que também faz aumentar a produção da serotonina.

7. Cacau

Constantemente associado ao alívio da ansiedade e à prevenção da depressão, o chocolate contém feniletilamina, substância que pode ajudar na regulação do humor e a melhorar o ânimo. 

8. Mel 

Consumir uma pequena quantidade de mel diariamente traz a sensação de bem-estar e é capaz de melhorar o humor. Trata-se de um alimento que possui inúmeros benefícios para a saúde.

9. Ovos

Um dos alimentos mais versáteis e completos, o ovo é uma boa fonte das vitaminas do complexo B, tiamina e a niacina, vitaminas essenciais para manter o cérebro saudável. Incluir ovos na sua dieta ajuda na redução de sintomas ligados à depressão, além de fortalecer o sistema imunológico. 

10. Castanha do Pará

Rica em selênio, um mineral com ações antioxidantes que previne diversas doenças. As castanhas colaboram com a diminuição dos sintomas de depressão e ajudam na redução dos níveis de estresse e irritabilidade. 

Não se esqueça de procurar auxílio de profissionais da psiquiatria e da psicologia, pois não adianta nada consumir os alimentos benéficos se você não está fazendo o tratamento adequado para a sua situação. Buscar ajuda é sempre o primeiro passo para melhorar!

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