Aprenda a se desculpar de forma eficaz

0
182

Estar sem peso na consciência ajuda bastante a tornar nossa rotina muito mais saudável. Sentir culpa por ter prejudicado alguém pode afetar não só a saúde mental, mas também é capaz de levar ao desenvolvimento de doenças relacionadas ao estresse, como úlceras. Mas como se desculpar de forma eficaz?

Nem sempre conseguimos saber como as pessoas vão lidar com nossas palavras e ações. No entanto, uma coisa é certa: ao perceber que magoamos a alguém, devemos pedir desculpas. Simples, não é? Nem tanto. Muitas vezes, o ato de reconhecer o próprio erro e se desculpar pode se tornar um verdadeiro desafio. 

Construção social 

Em nossa sociedade, muito se valoriza o acerto, enquanto o erro é algo a ser combatido a qualquer custo. Sendo assim, não é difícil entender por que é tão complicado pedir desculpas. Um pedido de retratação é o reconhecimento de um erro, e para alguns, pode até mesmo significar um abalo na autoestima.

Por orgulho e vaidade, muitas vezes sabemos que magoamos alguém, mas preferimos simplesmente ignorar e não pedir desculpas. Também há a ideia de que pedir desculpas é abrir mão do controle e do poder sobre a situação. Além disso, há a suposta demonstração de vulnerabilidade, o que pode causar bastante desconforto a algumas pessoas. 

Desculpas sinceras 

Existe ainda um outro caminho, que igualmente não é muito efetivo: pedir desculpas apenas por pedir. Muitas vezes, no impulso de encerrar o assunto e se livrar do desconforto causado pela situação, pedimos desculpas que não são sinceras. 

Pedir desculpas apenas para encerrar o assunto, além de não satisfazer quem foi magoado, faz com que o ato perca a força e o sentido. A pessoa ofendida percebe que o outro falou de maneira superficial, e só quer se livrar do problema. E ainda não se sente acolhida e não sente que seus sentimentos foram compreendidos, nem que suas necessidades emocionais foram atendidas. 

Afinal, como pedir desculpas?

1. Admita o erro

Admita,  para você mesmo e para a pessoa prejudicada, que você agiu de maneira equivocada. Assim, ela saberá que você está consciente da atitude que a magoou. Seja o mais específico possível.

2. Tente não minimizar o fato 

Evite diminuir a importância que a outra pessoa está dando ao erro. Por isso, não use expressões como “não foi tão grave assim” ou “você está exagerando”. Além de demonstrar insensibilidade aos sentimentos alheios, essas atitudes passam a impressão de que o pedido de desculpas não é sincero. 

3. Mantenha o foco

Não deixe que a conversa se estenda a outros assuntos ou que vire uma discussão da relação. Avise que essa conversa pode ser feita em outra ocasião, mas neste momento o ideal é que se concentrem especificamente no pedido de desculpas. E jamais faça a pessoa se sentir culpada por estar chateada com algo que você fez. 

4. Diga abertamente “me desculpe” ou “me perdoe”

Não use outras palavras ou crie outras maneiras de dizer. Sua intenção precisa ficar bem explicada para a pessoa magoada.

5. Comprometa-se a agir de forma diferente

Deixe muito claro para a pessoa que, além de você estar arrependido, o fato não vai se repetir. Proponha soluções, sugira caminhos, sempre mostrando para a outra pessoa que está arrependido. É muito importante que a pessoa entenda que você irá mudar o comportamento que a magoou. 

6. Espere o momento adequado

Caso os ânimos estejam muito exaltados, vale a pena esperar o melhor momento para ter essa conversa. Espere que todos os envolvidos na situação estejam calmos. Isso irá aumentar as chances de ter uma conversa franca e aberta, e ajudará a resolver tudo da melhor maneira possível. Também é importante aceitar se a pessoa não estiver pronta para te perdoar naquele momento, pois leva tempo para desculpar alguém dependendo do erro.

Além dessas dicas, tenha em mente que pedir desculpas não é nenhum demérito. Reconhecer os erros e não ter medo de expor a própria vulnerabilidade são, na verdade, atos de grande força e inteligência emocional.   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here