Aquafaba: conheça a alternativa vegana para o ovo

0
214

Pessoas que seguem uma dieta vegana precisam recorrer a alternativas vegetais para ingredientes de origem animal. Para quem costumava comer ovos, uma opção para substituir esse alimento é a aquafaba, que pode ser complementar seus pratos de várias formas. 

O que é aquafaba

A alternativa vegana ao ovo tem propriedades parecidas com as encontradas nele. O termo junta palavras que remetem a água (aqua) e feijão (faba). Basicamente, a aquafaba consiste na água de cozimento de leguminosas, incluindo lentilha, grão-de-bico e feijão. 

A aquafaba pode ser usada em receitas que incluem ovos por ter uma consistência similar. É possível utilizar essa tendência Wellness de gastronomia tanto em receitas salgadas como doces.  

Como surgiu a aquafaba

Esta substância é bem recente, sendo descoberta em 2014 por um chef vegano chamado Joël Roessel. Ele percebeu que era possível fazer espuma a partir do cozimento de feijões vermelhos, após sua insatisfação com a falta de uma espuma consistente feita apenas com vegetais.  Depois de aprimorar o processo, esse francês notou que a água do grão-de-bico era a opção mais viável para conseguir a consistência necessária. 

Um ano depois, um engenheiro de software norte-americano chamado Goose Wohlt divulgou uma receita vegana de merengue que se popularizou ao redor do mundo. Desde então, muitas pessoas passaram a associar a autoria da aquafaba a ele. 

Como usar a alternativa vegana para o ovo

Devido à sua capacidade de virar espuma, a aquafaba é indicada para receitas com clara em neve. Por isso, ela pode ser usada em bolos, mousses, caldas, assados, maionese e muito mais. No entanto, é necessária uma batedeira para conseguir a consistência exata. 

A aquafaba tem função espessante, logo, pode ser aplicada no preparo de molhos também. Além disso, omelete é outro prato que pode levar a substância, mas não esqueça a proporção: três colheres de aquafaba correspondem a um ovo. 

Como fazer aquafaba

Você pode utilizar grão-de-bico enlatado para fazer aquafaba, mas a água de grão-de-bico caseira é mais saudável. Assim, você evita conservantes e excesso de sódio, além de se expor menos ao bisfenol, substância presente em enlatados. 

Para chegar ao ponto da aquafaba, é só drenar o grão-de-bico sobre um coador, separando o líquido e batendo com uma batedeira até alcançar a consistência desejada. O armazenamento deve ser feito do mesmo jeito que você conserva claras de ovos crus: mantendo o alimento na geladeira por, no máximo, três dias. 

Benefícios da aquafaba

A aquafaba é rica em amido, presente nas leguminosas que compõem este alimento Wellness. Por ser relativamente nova, ainda não há muitas informações sobre a composição nutricional dessa opção vegana. 

Quem tem um distúrbio hereditário chamado Fenilcetonúria (ou PKU, sigla que vem de Phenylketonuria) pode se beneficiar da aquafaba em sua dieta. Como o alimento tem um teor de proteína baixo, a aquafaba é ideal. Isso porque esse distúrbio genético do metabolismo afeta o gene responsável pela produção da enzima que quebra a fenilalanina, um aminoácido essencial para a nossa alimentação. 

Mesmo sendo um ótimo substituto do ovo, é importante lembrar que a aquafaba não tem todas as calorias, proteínas, carboidratos e gordura encontradas nele, além de não conter quase nenhuma vitamina ou mineral. Por isso, consulte um nutricionista para saber como usar a aquafaba de forma saudável em sua dieta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here