Armário cápsula: a nova tendência sustentável para sua casa

0
381

Uma tendência de estilo de vida que veio para ficar é o armário cápsula. Seu conceito é muito simples e tem tudo a ver com minimalismo e sustentabilidade. Se é isso que você busca para organizar suas peças com mais praticidade, o armário cápsula é ideal para você.

O que é um armário cápsula?

Ter um armário cápsula é, basicamente, manter apenas suas peças essenciais. Ao separá-las, considere quais são as mais versáteis e que combinam entre si. Em geral, pessoas que aderem a esse armário arrojado contam com combinações de aproximadamente 15 peças, incluindo acessórios. 

Acha que é pouco? A ideia é justamente repensar o consumo e reduzir o impacto de nossas escolhas no planeta. Ao limitar a utilização a apenas as peças do armário cápsula, exercitamos a criatividade e descobrimos novas e incríveis possibilidades para o uso diário. Pode apostar que você tem ótimas combinações de peças aí mesmo no seu guarda-roupa, com opções para praticamente qualquer ocasião, conforme a sua criatividade. 

Benefícios de adotar o armário cápsula

Mais tempo

Ao ter esse conjunto básico de peças, você poupa tempo. Já que são peças que combinam entre si, pode esquecer os longos minutos para escolher o que fica bem em você. Não é necessário pensar muito para escolher o look do dia e as únicas coisas que você precisa considerar são a temperatura e a ocasião.

Mais economia

Quando você opta pelo armário cápsula, você acaba se condicionando a gastar menos com roupas novas. Pode parecer um pequeno sacrifício no início, mas logo você percebe que é possível ter menos peças, mas com melhor qualidade. Dessa forma, você consegue até mudar sua visão sobre o consumo e reduzir as despesas com roupas. 

Mais sustentabilidade 

Além de gastar menos com o armário cápsula, você passar a ficar mais consciente em relação às escolhas do que você usa em casa. Logo você estará se questionando sobre hábitos nada sustentáveis que faziam parte do seu dia a dia sem você perceber, como descartar roupas ainda perfeitas só porque não estavam mais na moda. Além disso, a atitude faz você optar por peças sustentáveis e que não foram produzidas por empresas que exploram a natureza e nem pessoas.

Como usar o seu armário cápsula?

Para começar, faça uma seleção entre as peças que você já tem. Quais são as mais básicas, clássicas, que permitem mais combinações entre si? As peças também devem proporcionar conforto, ser de boa qualidade e ter um bom acabamento. Lembre-se de que a ideia é que você tenha opções práticas para qualquer ocasião, considerando seu estilo de vida.  

Caso precise realmente adquirir alguma peça, é necessário ter certos critérios. Boas ideias são: calças jeans que podem ser usadas tanto no trabalho como em programas mais descontraídos, cardigans em cores neutras, calça preta de alfaiataria, entre outros adereços práticos e confortáveis.

Geralmente o armário cápsula é elaborado para durar uma estação. Em locais onde as estações não são tão marcantes, é possível ter um armário cápsula para ser usado durante um ano cheio. Ao trocar a estação ou o ano, é só substituir a combinação e guardar a que você estava usando para a próxima.  

Ser Wellness é ser prático, sustentável e ter um estilo de vida que melhore seu bem-estar. Com um armário cápsula, você conseguirá tudo isso em sua rotina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here