Aromaterapia: solução para a saúde física e mental

0
266

Existem diversas formas de se tratar distúrbios e promover o bem-estar. Seja por meio da medicina convencional ou alternativa, o ser humano está na constante busca pela solução para uma boa saúde, seja ela física ou mental. Uma dessas formas alternativas de cuidado com a saúde é a Aromaterapia, e ela está ligada a diversos benefícios ao corpo humano.

O que é Aromaterapia?

Utilizado desde as culturas mais antigas, os óleos possuem registros de utilização para a cura no Oriente, principalmente na China e na Índia, com destaque para os antigos egípcios.

Como o nome diz, a Aromaterapia é uma técnica que utiliza do aroma e de outras substâncias liberadas por óleos essenciais, que são extraídos das flores, folhas ou raízes das plantas, e estimulam diferentes reações no nosso cérebro. Por meio da Aromaterapia é possível auxiliar no alívio de sintomas físicos, psicológicos e emocionais.

Apesar da origem oriental, foi no ocidente que a aromaterapia passou a ser mais estudada, ampliando de forma considerável o conhecimento sobre as plantas, os óleos essenciais e suas propriedades químicas.

Dois franceses foram grandes responsáveis por tais avanços. Primeiro o químico René Maurice Gattefossé, que atraído pelo potencial terapêutico dos óleos nos anos 1920, passou a estudar melhor as substâncias extraídas das plantas e foi o responsável pelo termo “aromathérapie”.

Anos mais tarde, o cirurgião do exército francês Jean Valnet avançou nas pesquisas, e passou a utilizar os óleos essenciais em soldados feridos e em pacientes de hospitais psiquiátricos. Com o sucesso dos tratamentos, Valnet publicou o livro de nome Aromathérapie, tido como a bíblia da aromaterapia.

Como funciona?

Cada óleo essencial extraído tem sua função, e pode ser usado de forma individual ou associado a outros para o alívio dos problemas. Porém, antes da escolha e utilização dos óleos, é necessária uma avaliação física e psicológica para identificar os reais problemas a serem tratados e quais os caminhos corretos a serem seguidos.

A Aromaterapia pode ser realizada de diversas maneiras, podendo ser benéfica através de massagens, da inalação, da vaporização e de banhos, entre outros processos que utilizam os óleos essenciais extraídos das plantas.

As propriedades dos óleos ativam diretamente o sistema nervoso central, que identifica a substância, processa a informação e envia uma resposta para o corpo como reação. Essa resposta pode ser para o alívio de dores, para o relaxamento, para o fortalecimento do sistema imunológico e para uma melhor circulação sanguínea, entre outros inúmeros benefícios que a Aromaterapia pode trazer ao nosso corpo.

Confira alguns óleos essenciais e quais seus benefícios para o corpo:

  • Hortelã-pimenta: Estimula o bom humor.
  • Camomila romana: Combate a insônia.
  • Alecrim sineol: Estímulo da atenção e foco.
  • Limão siciliano: fortalecimento do sistema imunológico.
  • Cravo botão: Alívio do cansaço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here