Body Positivity: conheça este movimento

0
62

Já ouviu falar em Body Positivity? A tradução do termo para o português (algo como “imagem corporal positiva”) já dá uma ideia do que se trata. Trata-se de um movimento que tem se popularizado cada vez mais, principalmente nas redes sociais. O objetivo é a transformação e ressignificação da relação que as pessoas têm com o próprio corpo e até como encaram as outras pessoas.

O Body Positivity é um contraponto a todo o processo de pressão estética construído em torno da imagem corporal. Assim, o movimento busca tornar múltiplas as belezas, ou seja, ultrapassar os padrões estéticos estabelecidos, enxergando beleza em todos os corpos, dentro ou não do padrão. 

O movimento propõe a aceitação do corpo como ele é, o que não significa que você não possa querer mudar algo nele. As pessoas que aderem ao movimento são estimuladas a olhar para o corpo com mais carinho e cuidado, pensando de forma crítica quando surgir o desejo de fazer mudanças mais radicais e invasivas, como cirurgias plásticas. Enxergar o seu corpo de forma positiva, sem fazer dele fonte de sofrimento e insatisfação, também inclui ser livre para mudá-lo quando quiser. 

A principal vantagem ao conhecer mais sobre o movimento e buscar praticá-lo no seu dia a dia é a melhora na autoestima. Gostar de si mesmo é pré-requisito para viver de forma mais feliz e completa. Quando você se relaciona de forma saudável com o seu corpo, isso reflete em todas as áreas da sua vida. 

Ok, mas como começar?

A seguir, separamos algumas dicas para você aplicar o Body Positivity em sua rotina. Confira: 

1. Informe-se 

Comece procurando ler o máximo que puder sobre o movimento. Quanto mais você souber, mais segura estará para continuar o processo. Só tome cuidado para checar se as fontes são confiáveis, optando por especialistas no assunto. 

2. Limpeza virtual 

Passamos grande parte do nosso tempo vendo fotos e vídeos nas redes sociais e nem sempre isso nos faz bem. Na internet, as pessoas mostram apenas aquilo que querem e de forma editada, para realçar apenas o lado bom, na maioria das vezes. Por isso, se a vida e o corpo de todos parecem perfeitos, menos o seu, não se preocupe, pois isso é uma ilusão. 

Tente analisar se o conteúdo que você acessa nas redes sociais diariamente está te fazendo mal, causando ansiedade e fazendo você se comparar a padrões inalcançáveis, rejeitando o seu corpo. De tempos em tempos, faça uma limpeza virtual e deixe de seguir perfis que possam te despertar sentimentos como esses. E não se culpe por isso, pois é pelo bem da sua saúde física e mental. 

3. Terapia 

Esta é uma dica que se aplica não só a esse contexto, mas para a vida como um todo. Fazer terapia nos ajuda no processo de autoconhecimento e, consequentemente, ajuda na identificação da origem das questões que temos com o nosso corpo, tornando mais fácil solucioná-las.

4. Paciência 

Sim, paciência é fundamental. Entenda que mudanças exigem tempo. Você não vai dormir hoje e acordar amanhã amando o seu corpo. Por isso, é preciso ter calma, pois é um processo diário de desconstrução de paradigmas. 

5. Inspire-se

Depois de fazer a limpeza virtual que sugerimos anteriormente, comece a buscar perfis que possam servir de inspiração positiva. Busque referências de corpos similares ao seu. Temos algumas dicas de perfis que você pode começar a seguir agora mesmo: 

  • Ashley Graham (@ashleygraham): Ashley é modelo e ajudou a modificar alguns conceitos do mundo da moda. 
  • Lizzo (@lizzobeeating): a cantora Lizzo também é uma voz que se posiciona contra os padrões corporais. 
  • Serena Williams (@serenawilliams): além de tenista reconhecida mundialmente, Serena Williams também é ativista. 

Nacionalmente você também encontra ótimos nomes para se inspirar, como: Ju Romano, Jéssica Lopes, Mel Soares, Alexandra Gurgel, entre diversas outras. 

Imagem: outra foto representando Body Positivity

Aos poucos, você começará a usufruir dos benefícios de olhar para o seu corpo com mais carinho, cuidado e amor. Desse modo, sua rotina Wellness estará bem mais completa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here