Como achar seu equilíbrio notando o que te faz bem

0
35

Existe um provérbio africano muito antigo que diz que “quando não há inimigo dentro, os inimigos de fora não podem fazer nenhum mal”. Um pensamento simples que reflete que os problemas externos podem nos afetar menos se tivermos resolvido os internos. Mas, como achar seu equilíbrio notando o que te faz bem?

Por meio do autoconhecimento, é possível trabalhar gradualmente em problemas que talvez você nem sabia que existiam. Quer saber por onde começar? Veja abaixo 6 dicas que vão te ajudar a achar o perfeito equilíbrio!

1. Reconheça suas dificuldades

Não podemos resolver um problema sem antes reconhecê-lo. Portanto, analisar quais são suas dificuldades e tensões é o primeiro passo para conseguir criar alternativas de resolução. Inicie pelo resultado. Identifique suas tristezas e insatisfações e se pergunte: o que me causa isso? Ao agir assim, você percebe problemas ocultos, aqueles que parecem pequenos, mas que podem virar grandes bolas de neve se não tratados.

2. Identifique seus defeitos e qualidades

Um problema muito comum é direcionar a razão dos nossos problemas a algo ou alguém. Porém, em muitos casos, o problema pode ser facilmente resolvido com ações que partem de nós mesmos. Experimente conhecer seus pontos positivos e invista neles, mas não deixe os pontos negativos de lado! Identifique todos eles e busque formas de ser uma pessoa melhor para si e para os outros.

3. Entenda a vida

Viver é uma grande caixa de surpresas, podem acontecer coisas boas e coisas ruins. Focar apenas no lado negativo não te ajudará na busca pelo equilíbrio, mas, ser positivo em situações de adversidade será de grande ajuda para sua mente. Permita-se passar por momentos difíceis sem a cobrança da perfeição, afinal, você não pode controlar tudo. Internalize a ideia de que, em algum momento, tudo servirá como um grande aprendizado.

4. Seja grato

A correria do trabalho, dos estudos e com a família acaba nos impedindo de notar as pequenas coisas do dia a dia. Perceba que, apesar de um dia difícil, coisas boas acontecem todos os dias. Esteja mais atento aos bons momentos, aos sorrisos, às companhias, a mais um dia de vida, ao conhecimento adquirido naquele dia… Reconhecer a beleza dos detalhes é uma grande injeção de ânimo. Experimente!

5. Solucione os problemas

Quase todos nós temos nossos problemas de estimação. São aqueles que, mesmo com uma solução bem diante de nossos olhos, acabam continuando lá, pois demoramos a agir de forma racional a fim de solucioná-los. Quando você perceber que não consegue agir de forma assertiva diante de uma situação assim, pense de forma clara e, caso precise, peça ajuda a alguém para ver o problema de outra forma.

6. Cuide do seu corpo

Sentir-se bem consigo mesmo é uma ótima forma de ter equilíbrio mental e emocional. Alimentar-se bem e praticar exercícios são uma forma de autocuidado que te trarão disposição e liberação de endorfina, hormônio responsável pelo prazer e bem-estar. Dessa maneira, lidar com os problemas e tomar decisões difíceis não será tão ruim, afinal, você estará de bom humor e mais relaxado.

Obter o equilíbrio emocional, mental e físico pode parecer algo desafiador, mas, com as nossas dicas, é possível dar o primeiro passo em busca de seus objetivos! Não desanime da caminhada e saiba: o equilíbrio é um processo com altos e baixos e muitas recompensas.

Caso tenha dificuldades nesse processo de autoconhecimento e equilíbrio, não se feche! Busque ajuda de pessoas de confiança e, sobretudo, apoio especializado. Saiba que a Wellness Choices estará sempre à sua disposição!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here