Como aliviar dores no corpo ativando pontos de pressão

0
309

Sabia que é possível diminuir desconforto físico e até desequilíbrios mentais com um simples toque? Ao aliviar dores no corpo ativando pontos de pressão, você vai se sentir muito melhor, além de aumentar o seu bem-estar. 

Uma forma de aliviar dores é praticando acupuntura. Entretanto, se você tem medo de agulha ou não pode realizar esse ramo da medicina tradicional chinesa, dá para aliviar suas dores por meio de uma técnica simples e fácil de se aplicar em casa. É possível fazer isso a partir dos pontos corporais influenciados pelo fluxo do qi, que é a nossa força de energia vital de acordo com a tradição da medicina chinesa. 

Para aliviar bloqueios, é necessário conhecer os pontos de pressão e como ativá-los. A acupressão serve para isso, pois essa terapia alternativa ajuda o qi a fluir livremente, proporcionando uma experiência Wellness mais completa. 

Quando praticar em casa, o ideal é pressionar cada ponto por aproximadamente 20 minutos, gerando uma sensação de desconforto suportável. Veja a seguir quais são alguns dos principais pontos de pressão:

Ponto Hegu

Também chamado de IG4 ou Vale Convergente, o Ponto Hegu equilibra o fluxo sanguíneo e proporciona mais relaxamento e bem-estar. Ele fica na depressão central do primeiro metacarpo, na fase dorsal da mão, como indicado na imagem acima. 

Como o Ponto Hegu está no caminho do meridiano do intestino grosso, ele equilibra e harmoniza o qi estimulando a circulação de energia. Entre os benefícios de ativar esse ponto de pressão, podemos destacar menos dores de cabeça e uma nutrição mais eficaz, já que o trânsito de alimentos melhora. 

Esse ponto de pressão é ótimo para quem tem estresse e dificuldade para dormir. Porém, tem um grupo de pessoas que não deve ativá-lo: gestantes. A precaução é fundamental porque o estímulo pode influenciar a indução do parto. 

Nei Guan

Um dos pontos de pressão é o Nei Guan, também conhecido como Pericárdio 6. Ele fica no pulso, entre os tendões do lado da palma do antebraço. Aliviar esse local é indicado para quem sente náusea e tem problemas de ansiedade. Por isso, pode ser útil durante crises e em viagens.

Zu San Li 

O ponto Zu San Li está cerca de quatro dedos abaixo da borda externa do joelho. É recomendado para quem tem problemas relacionados a energia e digestão. 

Shen Men

Outro ponto de pressão que você pode aliviar sozinho é o Shen Men, localizado na orelha. De acordo com a medicina chinesa, a orelha é considerada um microcosmo do corpo inteiro, enquanto este representa um microcosmo de todo o universo. Por isso, centenas de pontos da orelha se relacionam com outras partes do corpo.

O Shen Men fica mais precisamente no topo da crista interna da orelha, como você pode conferir na imagem acima. Por promover o equilíbrio das nossas emoções, esse ponto é perfeito para aliviar estresse e outros problemas do sistema nervoso, incluindo insônia, ansiedade, irritabilidade e muito mais. 

Tai Chong

Outro ponto de pressão importante que você pode aliviar é o Tai Chong ou Ponto LV3. Para pressioná-lo, basta colocar um dedo da mão no espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé, deslizando o dedo da mão aproximadamente 2 cm no sentido da sua canela até chegar ao LV3, onde você sentirá um leve buraco entre os tendões e os ossos. 

São vários os benefícios do Tai Chong: alívio de estresse, ansiedade e até e dores em várias partes do corpo, como cabeça, costas e dores de cólicas menstruais. Além disso, dá para aliviar problemas digestivos, como náuseas, vômitos e outros desconfortos. 

Agora é só começar a praticar as nossas dicas para ativar pontos de pressão e sentir os benefícios dessa prática Wellness na sua rotina. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here