Como criar o hábito de acordar cedo

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Acordar cedo é mais simples do que aparenta. A tentação de apertar o botão soneca do despertador e ficar mais alguns minutos, ou até horas, embaixo das cobertas é grande. Porém, se o seu objetivo é ter uma vida mais saudável e produtiva, você precisa aprender a ter uma rotina diferente.

Algumas atitudes podem tornar o ato de acordar cedo um hábito. Tudo depende de consistência e disciplina. Vamos te mostrar como fazer isso, mas é importante saber por que essa prática é tão importante antes de ver nossas dicas. 

Benefícios de acordar cedo

Iniciar sua rotina diária o mais cedo possível é uma forma efetiva de agregar mais tempo às suas tarefas diárias. Além disso, a prática permite que você utilize a tranquilidade das primeiras horas da manhã para realizar atividades prazerosas ou até mesmo trabalhosas, que demandam tempo e paciência.

Pessoas que acordam cedo tendem a ter um comportamento mais proativo e, consequentemente, mais efetivo em tarefas ligadas ao estudo e ao trabalho. Além disso, o fato de se levantar da cama mais cedo pode influenciar diretamente no nosso organismo, sincronizando melhor o nosso relógio biológico.

No entanto, esse não é um hábito fácil para todas as pessoas e cada indivíduo possui suas particularidades. As pessoas são biologicamente propensas a serem mais produtivas em diferentes horas do dia. Algumas possuem um maior rendimento noturno, enquanto outras desempenham suas atividades melhor de manhã. 

5 dicas para criar o hábito de acordar cedo

1. Luz natural

Um dos primeiros grandes passos para se acostumar a acordar cedo é se expor à luz natural do sol logo ao acordar. Dessa forma, você estimula o seu metabolismo, além de ajudar na regulação do seu relógio biológico.

2. Escuridão total

Se a luz natural do sol pode ajudar, a luz de telefones celulares, televisões e outros dispositivos mantém seu cérebro em constante atividade durante a noite, o que dificulta o ato de pegar no sono. Assim, uma noite mal dormida pode dificultar que você acorde cedo, prejudicando sua disposição durante o dia. 

Então, evite dispositivos luminosos pelo menos 30 minutos antes de se deitar. Outra boa alternativa é usar máscaras de dormir, que ajudam a evitar toda e qualquer iluminação que possa prejudicar seu sono.

3. Pratique exercícios

Uma boa forma de mostrar ao corpo que é hora de trabalhar é praticando exercícios logo pela manhã. Ao praticar atividades físicas, você libera alguns neurotransmissores que são responsáveis por deixar seu cérebro mais “ligado”. Desse modo, é possível ter mais energia e disposição para o resto do dia.

4. Sono regular e sem cochilos

Se nós possuímos rotinas diárias para quase tudo, não devemos deixar nosso sono de fora delas. A importância de um período de sono bem definido é enorme e auxilia o seu corpo e o seu relógio biológico a entenderem quando é a hora de dormir e quando seu corpo já está recuperado o suficiente para poder acordar. 

É bom evitar: a prática de atividades físicas perto do horário de se deitar, estimulantes como cafeína e, principalmente, cochilos durante o dia. Dormir brevemente ao longo do dia pode parecer revigorante, mas prejudica seu sono noturno.

5. Planeje sua manhã 

Planejar sua manhã no dia anterior pode facilitar bastante a tarefa de sair da cama logo ao amanhecer. Separar as roupas que serão utilizadas, deixar as refeições pré-prontas e a bolsa para a academia/trabalho arrumada contribui muito para você ter sucesso na missão de acordar cedo. Ao evitar essas tarefas ao acordar, você guarda sua disposição para as atividades que realmente importam, poupando tempo e energia.

Acordar cedo é Wellness

Aqui você encontra mais dicas para criar o hábito de acordar cedo. Além de aumentar sua produtividade, essa é uma prática totalmente Wellness. Mais do que melhorar a qualidade do seu sono, você pode aproveitar a tranquilidade da manhã para meditar, praticar exercícios físicos, fazer yoga e outras atividades que tragam benefícios para o seu corpo e a sua mente.

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