Como cultivar positividade no dia a dia

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Em algum momento da sua vida você já deve ter escutado alguém falar que pensamento negativo só atrai coisas ruins, não é verdade? Nossa mente tem poder e, se nos dedicamos a alimentá-la com negatividades, passamos a viver em torno disso, fazendo mal a nós mesmos e àqueles do nosso convívio.  Por isso, cultivar a positividade te ajuda a ter uma vida melhor, mais leve e feliz. Mas, como cultivar positividade no dia a dia?

Wellness é um estilo de vida que engloba os âmbitos corporal, emocional, intelectual, social e espiritual, prezando sempre pelo alinhamento entre saúde física e mental a partir da adoção de hábitos saudáveis. É sobre estar bem consigo mesmo, o que é um processo gradativo que requer consciência e foco. 

Não se trata de ser positivo o tempo todo, essa é uma tarefa humanamente impossível! Se você não está se sentindo bem, não há problemas em transparecer esse sentimento, ele pode e deve ser externado. A grande questão é saber como assumir e administrar essas emoções para que elas não te dominem e você perca o controle, passando a viver em função delas. 

Concentre-se em buscar soluções. Cultivar pensamentos positivos é um exercício diário e enxergar as coisas de maneira positiva e priorizar o lado bom das coisas é uma forma de manter-se otimista, positivo e motivado. As adversidades podem ser vistas como uma forma de amadurecer e uma oportunidade para aprender a lidar com problemas, encarando os desafios com coragem e entendê-los como uma forma de crescimento.

Com o apoio de um psicólogo, você pode ter um ótimo progresso, além de resolver outras questões que estão te afligindo. Porém, saiba que algumas práticas simples podem te ajudar nesse processo. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar, confira abaixo:

1. Fique perto de pessoas que te fazem bem

Cercar-se de pessoas que te fazem bem e transmitem boa energia é um dos conselhos mais eficazes para manter a positividade. Se você ficar perto de quem está sempre reclamando e te colocando para baixo, isso vai refletir negativamente na sua vida e você vai absorver esses sentimentos. 

2. Pratique algum exercício físico

Praticar atividade física, seja ela qual for, faz com que seu cérebro libere endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar. Os exercícios, além de fazerem bem para a saúde física, são essenciais para a mente, melhoram a autoestima e o humor.

3. Ouça músicas que te anima

A música é considerada terapêutica, pois diminui os níveis de ansiedade e estresse. Para começar bem o dia, você pode separar duas ou três canções que te inspiram. 

4. Dedique um tempo a si mesmo

Se você está se sentindo sobrecarregado, com a mente cansada e com muitos pensamentos negativos, é importante parar um pouco. Curta um momento sozinho, adote uma rotina de autocuidado, permita desligar-se do mundo por algumas horas e renovar suas energias. Além disso, dedique um tempo do dia ou da semana para fazer algo de que gosta.  

5. Procure enxergar o lado bom das coisas

Pensar positivo e enxergar o lado bom das situações difíceis faz com que você passe a valorizar coisas que passariam despercebidas se o seu foco fosse só no lado ruim das coisas.

6. Seja grato

Praticar a gratidão nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, melhora nossa relação com nós mesmos e com todos ao nosso redor. Se você é uma pessoa que só reclama, os pensamentos negativos serão sempre uma consequência. 

Gostou das nossas dicas? Comece a incluí-las agora mesmo na sua rotina e perceba como você vai se sentir mais positivo e confiante.

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