Como maximizar os 10 mil passos por dia

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Nem sempre conseguimos treinar todo dia, não é mesmo? Seja por falta de tempo ou por outros fatores, acabamos priorizando atividades que não nos ajudam a manter o corpo saudável. Uma forma de fazer isso sem alterações radicais na sua rotina é maximizando os 10 mil passos por dia. 

Quem costuma utilizar dispositivos de rastreamento de passos já deve ter visto essa medida. Atingir os 10 mil passos é o objetivo padrão estabelecido nessas ferramentas. É claro que você não precisa alcançar precisamente essa marca para que sua expectativa de vida melhore. Porém, o esforço diário ao tentar pode proporcionar uma série de benefícios. 

Vantagens de caminhar regularmente

Caminhadas são exercícios de baixo impacto que contribuem para o fortalecimento da musculatura da parte inferior do corpo – da panturrilha até suas costas. Além disso, essa atividade física promove outras melhorias à nossa saúde. Confira algumas delas:

  • Menos riscos de problemas cardíacos;
  • Redução da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol no sangue;
  • Aumento da imunidade do organismo;
  • Melhoria na circulação sanguínea;
  • Diminuição da ansiedade e do estresse. 

Dicas para maximizar os 10 mil passos no dia a dia

Separamos abaixo algumas dicas para você que deseja potencializar a prática dos 10 mil passos diários. São elas:

1. Dê passos mais curtos

Sabia que o tamanho dos passos influenciam no resultado? Quem deseja aumentar a velocidade da caminhada pode ter êxito com passadas menores, que ajudam a manter um ritmo satisfatório. Geralmente, a frequência dos passos muda de acordo com a superfície onde você anda. Logo, um local mais esburacado pode dificultar um pouco o seu exercício.

No entanto, nem sempre uma rota mais desafiadora significa algo ruim para sua caminhada. Ao intercalar terrenos retos com lugares marcados por diversos desníveis, a necessidade de esforço aumenta. Isso pode ser bom para pessoas em busca de panturrilhas e glúteos mais definidos, por exemplo. 

2. Aumente o ritmo

Uma forma simples de explorar o seu potencial durante as caminhadas controladas é intensificando o ritmo dos passos. Quanto mais rapidamente você andar, maior será a necessidade de movimentar seus braços para acompanhar o resto do corpo. Dessa maneira, você acaba exercitando o corpo todo com mais intensidade. 

3. Faça intervalos

Seu treino não precisa ser feito sem interrupções até você atingir os 10 mil passos. Pensando nisso, adapte a prática à sua rotina, usando os horários disponíveis para continuar a caminhada. Porém, isso não quer dizer que é recomendável ficar parando várias vezes enquanto realiza uma parte do seu treino diário. Se você separar alguns minutos a cada período do dia, tente não realizar muitas paradas em cada um deles. Desse modo, seu metabolismo pode ficar mais acelerado nos momentos de repouso, garantindo treinos bem mais produtivos. 

Agora que você sabe como maximizar os 10 mil passos por dia, é só se programar para implementar essa rotina Wellness em seu dia a dia. Assim, a preguiça vai passar longe e você manterá sua saúde de um jeito bem agradável, sem esforços exagerados. 

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