Como o café afeta sua performance física

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O café já é um velho conhecido para aumentar o foco e produtividade no trabalho e nos estudos. Nosso tradicional cafezinho é capaz de dar aquela energia assim que acordamos e ainda espantar o famoso sono depois do almoço. Mas será que ele pode também incrementar nossa performance física?

Benefícios do café para o organismo

Além de gostoso e energético, o café é rico em polifenóis, que são micronutrientes capazes de ajudar a frear a atividade oxidante. Eles também podem prevenir doenças resultantes dos danos às células. Nessas doenças, incluem-se a artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e até mesmo o câncer.

O café ainda ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas e prevenir diabetes tipo 2, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ele pode até mesmoevitar problemas respiratórios, pois possui efeito broncodilatador e tem a capacidade de melhorar a função pulmonar por até duas horas. 

Por que consumir café antes de fazer exercícios físicos?

O café ajuda a aumentar nossa performance física na prática de exercícios. Os polifenóis do café, ao desempenharem a função anti-inflamatória e antioxidante, e controlarem os níveis de açúcar no sangue, possuem papel fundamental na nossa performance física durante os exercícios. O café também entra como coadjuvante da boa performance nas atividades físicas após a prática, já que ajuda na recuperação dos tecidos. 

Se você está se exercitando para perder peso, por exemplo, ainda há outro motivo para tomar café: a bebida pode ajudar na queima da gordura. 

Para aumentar minha performance física, em que momento devo tomar café?

Levamos aproximadamente 30 minutos para começarmos a sentir o efeito da energia da cafeína no organismo. Seus efeitos levam de uma a duas horas para se dissipar. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, já que depende da capacidade de cada organismo para metabolizar a cafeína. Assim, o recomendado é que você tome uma xícara quando minutos antes de se exercitar, para sentir o aumento na sua energia assim que começar sua atividade. Mas atenção: essa dica vale para exercícios de curta duração. Para exercícios de resistência, de duração mais longa, deixe para tomar café na última hora da sua atividade física. 

Uma questão a observar é a temperatura do café. Quando quente ou morno, ele pode estimular os movimentos do intestino e fazer com que você vá ao banheiro pouco tempo depois. Para não ter esse efeito indesejado, basta tomar o café frio. 

Se quiser variar e experimentar o café gelado, uma sugestão é fazer o café como você sempre consome, coado ou expresso. Espere esfriar, acrescente gelo e, se quiser, adoce. Caso prefira adoçar, opte por adoçantes naturais como o mel ou os adoçantes à base de stevia. Você também pode acrescentar ao seu café gelado algumas gotas de limão, fica muito saboroso! 

Cuidados ao ingerir café

Para evitar desidratação ligada ao consumo do café, aumente o consumo de água ao ingerir a bebida. Procure também respeitar o limite saudável de aproximadamente 4 xícaras por dia, sendo a última tomada pelo menos 4 horas antes de dormir, para que a cafeína não atrapalhe seu sono.

O café traz inúmeros benefícios, mas ainda assim, caso você tenha alguma condição de saúde e esteja fazendo algum tratamento, é importante seguir as orientações do médico. Consulte-o caso tenha alguma dúvida. 

Experimente aliar café e atividades físicas para observar as melhorias no seu corpo, garantindo uma vida mais saudável e com muito bem-estar.

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