Como ter um banheiro com lixo zero

0
481

Muito tem se falado em sustentabilidade e, cada vez mais, as pessoas se conscientizam sobre a importância de viver sem desperdício. Por isso, é importante saber quais atitudes diárias simples em direção à mudança podem ser adotadas, tendo um grande impacto no meio ambiente a curto, médio e longo prazo. Você sabia que o banheiro da sua casa também pode ser lixo zero? 

Com as nossas dicas para um banheiro sem desperdício e ainda mais econômico, saudável e sustentável, você vai fazer ainda mais diferença para contribuir com a preservação do meio ambiente a partir de medidas simples. Acompanhe!

10 dicas para um banheiro com lixo zero

1. Opte por material biodegradável 

Use pentes e escovas de dentes e de cabelo feitos com material biodegradável. Geralmente em madeira, além de muito charmosos, esses itens não agridem o meio ambiente. Isso porque quando acaba a vida útil desses produtos, eles não poluem a natureza quando são descartados. No caso dos pentes e escovas de cabelo, ainda proporcionam um cabelo mais saudável, já que danificam menos os fios. 

2. Shampoo e condicionador sólidos

Embora possa parecer estranho em um primeiro momento, shampoo e condicionadores sólidos são muito eficientes para limpar e tratar os cabelos. Geralmente, eles são livres de parabenos e outras substâncias nocivas, além de serem feitos com ingredientes naturais. 

3. Refil de fio dental

Não é necessário descartar a caixinha do fio dental. Assim que o produto terminar, basta repor a embalagem. 

4. Coletor menstrual

O coletor menstrual é mais prático, higiênico,e gerar menos lixo que o absorvente descartável, por ser reutilizável. Basta esvaziar o coletor a cada 12 horas e esterilizá-lo ao fim de cada ciclo menstrual. 

5. Absorventes de pano

Outras mulheres preferem uma alternativa igualmente mais sustentável em relação aos absorventes descartáveis. Os absorventes de pano são reutilizáveis e tem a vantagem de não provocarem alergias e irritações. 

6. Disquinhos de maquiagem reutilizáveis

Para tirar a maquiagem ou aplicar produtos de limpeza e tonificação da pele, é só usar disquinhos de maquiagem reutilizáveis. Além de sustentáveis, eles são muito mais econômicos que os tradicionais discos de algodão, já que podem ser utilizados várias vezes. 

7. Cotonetes biodegradáveis

Feitos com papel reciclado e biodegradável, os cotonetes biodegradáveis são uma alternativa muito mais sustentável em relação às tradicionais hastes de plástico.

8. Material reciclável 

Opte por papel higiênico feito de material reciclado. Essa é mais uma pequena mudança que pode fazer uma grande diferença no meio ambiente, afinal, no Brasil o costume é jogar o papel higiênico usado no lixo em vez de na privada.

9. Pasta de dente sólida

A pasta de dente sólida Também entra na categoria dos produtos elaborados de maneira mais natural. Essa opção é mais sustentável e bastante prática caso seja necessário levar o produto na bolsa ou numa mochila. 

10. Faça você mesmo

Shampoo, condicionador, desodorante, pasta de dente… tudo isso pode ser feito em casa. Não tenha receio de testar diferentes receitas e materiais. Existem muitos tutoriais na internet para te ajudar a fazer esses produtos, que são mais sustentáveis e econômicos. Você ainda pode se divertir bastante no processo de pesquisa e elaboração. 

Passando a adotar esses produtos, além dos benefícios ao meio ambiente, ao seu bolso e à saúde já citados, você ainda beneficia a economia local. Caso opte por comprar alguns desses produtos feitos de maneira artesanal, você irá beneficiar uma pequena empresa. 

E não se esqueça de que um banheiro sustentável também requer cuidados básicos, como uso de chuveiros eficientes em consumo de energia e atenção para não desperdiçar a água na hora de escovar os dentes e outras situações. A natureza agradece!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here