Como ter uma rotina matinal Wellness

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A maneira como acordamos e conduzimos as primeiras horas tende a determinar como passaremos o restante do dia. As pessoas mais produtivas adotam hábitos saudáveis logo pela manhã, e isso determina seu bem-estar ao longo de todo o dia. Pensando nisso, que tal adotar uma rotina matinal Wellness?  

Fazer isso diariamente não é tão complicado quanto pode parecer. Basta ter autocontrole e se dedicar, principalmente no começo, pois depois seu corpo acaba se acostumando naturalmente aos novos hábitos. Quer saber como? Acompanhe!

1. Tenha uma boa noite de sono

Se você deseja acordar bem disposto, precisa dormir o suficiente. Por isso, tente se deitar em um horário que permita que você desperte renovado. A privação de sono, além de ser muito prejudicial à saúde, pode deixá-lo de mau humor, jogando sua produtividade lá para baixo. 

2. Faça uma lista de tarefas para o dia seguinte

Antes de dormir, faça uma lista de tudo que precisa ser feito no dia seguinte. Já vimos que uma manhã tranquila e saudável começa na noite anterior. Portanto, coloque na sua agenda ou planner tudo que você deve ser resolvido no próximo dia. Assim, você libera espaço na sua mente para relaxar e as preocupações ficam no papel (ou no celular), sem atrapalhar seu sono. 

3. Acostume-se a acordar cedo

Muita gente torce o nariz, mas a verdade é que a produtividade por ser melhor pela manhã. Vale a pena se disciplinar a acordar cedo e ter um tempo precioso só para você. 

4. Pratique a meditação

Apenas sentar-se em silêncio durante alguns minutos pode fazer muito bem ao corpo e à mente. Não precisa ser nenhum monge budista, mas dedicar um tempinho do seu dia à quietude e à contemplação dos seus pensamentos faz toda a diferença. Há vários aplicativos de meditação para iniciantes, vale pesquisar, testar alguns e descobrir aquele que mais se adapta ao seu perfil.

5. Mentalize o seu dia de forma positiva

Prepare-se para um dia produtivo e tente ser otimista, mesmo diante dos maiores desafios. Pode parecer pouco, mas é importante mentalizar que será um dia feliz e produtivo. Cultive bons pensamentos logo pela manhã e não subestime o poder do nosso cérebro de fazer acontecer. 

6. Faça alguma atividade física

Não precisa correr 10 km ou fazer aquelas posturas de yoga que exigem uma super flexibilidade. É só praticar algum exercício que te faça sentir bem, de acordo com seu condicionamento físico. Isso fará toda a diferença no seu metabolismo e na sua concentração ao longo do dia.

7. Não pule o café da manhã

Fazer uma refeição saudável ao acordar muda a nossa disposição. Ainda que você seja do time dos que preferem só tomar uma xícara de café, vale a pena experimentar fazer uma refeição mais completa e cheia de nutrientes. Um café da manhã leve e saudável dá mais energia e disposição para encarar os desafios do dia. 

8. Leia algumas páginas de algo leve

Mesmo que você tenha o costume de ler o jornal assim que acorda, experimente uma leitura mais agradável e inspiradora. Lembra que falamos sobre os pensamentos construtivos logo no começo do dia? Adote leituras leves e que tragam sentimentos positivos. 

9. Faça a tarefa mais difícil primeiro

De manhã, estamos mais motivados e nosso cérebro está renovado pelo descanso durante a noite. Esse é o período ideal para tarefas que exigem maior esforço e concentração. Faça o trabalho mais desafiador primeiro e tenha o restante do dia livre para as tarefas mais simples, que geralmente já fazemos no “piloto automático”. 

10. Seja consciente 

De nada adianta adotar hábitos saudáveis em uma manhã, depois em outra só daqui a duas semanas. Para poder, de fato, ver os resultados, é preciso manter uma rotina matinal diária, com dedicação e persistência. 

Pode não ser uma boa ideia tentar implementar a rotina toda de uma só vez. Vá acrescentando os hábitos aos poucos, assim você terá mais chances de adotar e manter uma rotina Wellness. E o mais importante: adapte nossas dicas às suas necessidades!

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