Como transformar comportamentos saudáveis em hábitos

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Para muita gente, desenvolver hábitos mais saudáveis pode ser um grande desafio. Mas, muitas vezes, trata-se de um processo bem simples e que se torna rotina facilmente com o seu comprometimento. Quer saber como transformar comportamentos saudáveis em hábitos? Separamos algumas dicas para você!

A psicóloga social Wendy Wood aborda as suas experiências em seu livro “Good Habits, Bad Habits” em que separa os aspectos criadores de hábitos em três tipos: a recompensa, a repetição e o contexto. 

Recompensa 

Especialmente nos estágios iniciais da prática de um comportamento, seja ele qual for, você deve ter certeza de que as ações que está tentando estabelecer como hábitos são agradáveis de alguma forma. É assim que funcionamos: tendemos a repetir coisas que nos dão prazer para que sintamos uma espécie de recompensa.

No fim, prefira reagir de forma positiva à sua ação, sentindo prazer ou orgulho pelo que está fazendo por si mesma, até quando não conseguir atingir metas planejadas. Reconheça que está tentando!

Repetição

A formação de hábitos saudáveis não significa realizar atividades pontuais específicas para chegar mais perto do resultado desejado, mas construir um conjunto de comportamentos alinhados com o seu propósito. Dessa forma, é mais fácil repetir o mesmo comportamento e torná-lo uma rotina já automática para a sua mente. Consistência é a chave para alcançar qualquer objetivo! 

Contexto

Na formação de hábitos, “contexto” significa essencialmente estar preparado para o sucesso. Sabemos que o ambiente é responsável por influenciar comportamentos. Portanto, ele também pode ser o seu principal aliado para manter comportamentos mais saudáveis. Mantenha as ferramentas que você precisa nos lugares em que precisa, e as use em um horário fixo, por exemplo. 

4 dicas para uma vida mais saudável 

Reunimos algumas ferramentas relacionadas a hábitos saudáveis que podem te ajudar nesse processo. Cada um desses hábitos vai te levar à direção correta, estimulando pelo menos um aspecto da formação de hábitos. 

1. Escove os dentes com um creme bastante agradável

Pode parecer bem óbvio, mas no dia a dia acabamos não prestando atenção nisso. Uma maneira de aumentar o fator de recompensa nesse simples comportamento é escolher um creme dental agradável, que ofereça mais benefícios aos seus dentes. Dessa forma, o ato da escovação se tornará um hábito de prazer para você. 

2. Lembre-se de beber água ao longo do dia

Use lembretes para beber água. Existem alguns utensílios e recursos que podem te ajudar a lembrar de beber água, desde um post it na geladeira u no computador até lembretes no celular. Além disso, há aplicativos que calculam a quantidade de água que você precisa beber de acordo com o seu peso, altura e idade, e te informam os horários ideais para se hidratar.

3. Não se esqueça do filtro solar

Passe protetor solar sempre! Mesmo em dias nublados ou ambientes fechados, é importante usar o protetor. Além de prevenir contra doenças, esse é um hábito de autocuidado, que é uma das melhores atitudes de recompensa para o ser humano. 

4. Que tal um diário?

Engana-se quem pensa que escrever em um diário é coisa de criança ou adolescente. Está liberado contar todos os seus pensamentos e descrever seu dia nele, mas não é sobre isso que estamos falando. Tire alguns minutos de manhã para fazer uma lista de coisas que faria o seu dia ser ótimo. No fim dele, reserve mais alguns minutinhos para listar o que conseguiu fazer e descreva como poderia torná-lo melhor no dia seguinte. É um processo satisfatório e catártico! 

Se essas dicas te ajudaram de alguma forma ou se te despertaram o desejo de conquistar comportamentos mais saudáveis, alinhados com os conceitos do Wellness, então convide amigos e familiares a construir esses hábitos com você. Compartilhe este texto em suas redes sociais e espalhe a inspiração! 

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