Confira alimentos que ajudam a diminuir a sonolência durante o dia

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Quem nunca sentiu sonolência durante o dia? Os motivos para essa sensação de cansaço vão além da quantidade de tempo de sono durante à noite. Uma das principais razões é algo que muitas pessoas nem imaginam: a alimentação. 

Comer determinados alimentos pode ajudar você a evitar aquela sensação de sono que atrapalha atividades diurnas, inclusive profissionais. Pensando nisso, separamos as comidas que fazer a sonolência diminuir durante o dia. 

10 alimentos para diminuir a sonolência em seu dia 

  1. Coco: os óleos encontrados neste alimento, por serem triglicerídeos de cadeia média, são rapidamente transformados em energia, o que deixa você menos cansado e sonolento. 
  2. Amêndoas: são uma ótima fonte de gorduras saudáveis e proteína, contribuindo para a regulação dos níveis de açúcar no sangue. 
  3. Chocolate amargo: esta é uma fonte de ferro e magnésio, nutrientes que ajudam a proporcionar uma noite de sono melhor, evitando, consequentemente, a sonolência diurna. 
  4. Quinoa: grão super nutritivo que garante saciedade e energia durante o dia. Inclua nas suas refeições para que seus dias sejam mais produtivos.  
  5. Azeitona: rica em ferro, nutriente fundamental para a produção de energia no nosso corpo. 
  6. Banana: fruta tão comum e adorada, principalmente no Brasil, a banana contém três tipos de açúcares (sacarose, frutose e glicose) que, junto com a fibra, produzem uma grande quantidade de energia para o nosso organismo. 
  7. Abacate: com uma grande quantidade de gorduras saudáveis, o abacate é um alimento nutritivo e que garante energia para espantar a sonolência durante o dia. 
  8. Batata doce: rica em fibras, a batata doce é uma excelente fonte de energia para o dia a dia. Não é à toa que é tão consumida no mundo fitness, por exemplo. 
  9. Nozes: ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, conferindo assim mais energia ao nosso organismo. 
  10. Chá verde: ajuda a transformar os ácidos graxos do nosso tecido adiposo em fontes de energia. 

Outras dicas para evitar a sonolência

1. Tenha cuidado com o excesso de carboidratos

Quando comemos carboidratos em grande quantidade, é comum sentirmos mais sono de dia. O excesso de massas, por exemplo, pode ser um dos motivos pelos quais você costuma ter vontade de dormir nas horas mais inapropriadas. Não é preciso cortar de vez os carboidratos, pois se ingeridos na quantidade ideal, eles proporcionam bastante energia e vitalidade. Basta comer de forma equilibrada!

2. Dê uma chance aos probióticos

Os probióticos são grandes aliados das pessoas que estão passando por essa fase de sonolência durante o dia. Mesmo que eles sejam mais comuns em remédios, existem também alguns alimentos probióticos que você pode inserir na sua alimentação. O iogurte, por exemplo, é um tipo de probiótico que faz muito bem à saúde e que é conhecido pelo seu processo de fermentação. É importante, no entanto, lembrar que o excesso de qualquer alimento pode causar o efeito contrário do desejado. 

3. Mantenha seu sono em dia 

Pessoas que dormem tarde tendem a acordar mais tarde, sentindo mais cansaço no decorrer das horas. A falta de uma rotina regrada pode causar irritabilidade, aumento de peso e até mesmo problemas mais graves, como possíveis derrames. Por isso, é essencial manter o sono regulado. 

Por fim, não se esqueça de que, caso a sonolência seja um problema recorrente em sua rotina e você não consiga melhorar mesmo com uma alimentação mais balanceada, o ideal é procurar ajuda de um médico. Com essas dicas, você pode garantir um dia a dia mais produtivo e sem ficar “pescando” no meio do dia. 

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