Confira as principais tendências fitness apontadas pelo Global Wellness Institute (GWI)

0
663

O que vem por aí no mundo fitness? Já te contamos aqui algumas das novidades que devem ficar ainda mais fortes em 2020. Agora, chegou a vez de mostrar a você as principais tendências fitness apontadas pelo Global Wellness Institute (GWI)

Confira abaixo como se preparar para as novas possibilidades que podem melhorar ainda mais sua rotina Wellness: 

Atividades em dose dupla

Existe uma grande diversidade de atividades que você pode praticar. Além disso, está a necessidade crescente de aplicar diferentes tipos de exercícios, preferencialmente sem as aulas levarem muito tempo para acontecer entre uma e outra. Pensando nisso, especialistas preveem a popularização da prática de uma atividade fitness diferente logo após a outra.

Já há lugares que oferecem aulas combinadas, por exemplo, primeiro um treino mais puxado seguido de uma sessão de yoga. Esse novo hábito tem sido aderido principalmente por pessoas consideradas millennials, ou seja, da geração Y (nascidos entre a década de 1980 e o início dos anos 2000), e quem é da geração Z (os que nasceram entre o começo da década de 1990 e o começo dos anos 2010). 

Uma pesquisa de 2019 feita pela Les Mills Global Consumer Fitness Survey revelou que 80% do mercado fitness é composto por membros da geração Z e millennials. Essa é uma mudança no perfil de praticantes, já que a indústria fitness cresceu inicialmente com integrantes da geração X (nascidos entre 1965 e 1981) e os chamados baby boomers (quem nasceu entre 1945 e 1964). 

A maioria dos atuais novos membros estão na casa dos 20 anos de idade. Por conta disso, academias e outros estabelecimentos que oferecem aulas fitness estão cada vez mais focados em proporcionar experiências voltadas para esse tipo de público. 

Mais espaços sociais 

Com a proliferação de aplicativos e outras possibilidades que tornam as experiências mais individuais, como aulas remotas, tem sido comum a valorização de oportunidades para aumentar a interação. Isso vale também para treinamentos fitness, e quem está priorizando a criação de espaços sociais são justamente millennials e membros da geração Z.

Para essas pessoas, fazer atividades fitness é muito mais do que apenas um modo de se exercitar. Elas veem a prática como uma experiência social que não só faz bem para a saúde e o bem-estar, mas que também é agradável e tem um propósito na vida delas. Assim, aquela sensação de que se exercitar é quase uma punição está ficando para trás. 

Aliás, estudos mostram que praticantes de atividades físicas costumam ficar mais estimulados quando estão no meio de um grupo, melhorando a motivação e a satisfação. Dessa forma, espaços para sessões fitness funcionam como lugares de socialização.

Instrutores em demanda 

Em 2020, uma forte tendência fitness é a valorização maior de instrutores altamente qualificados. Para muitas pessoas, a qualidade das aulas e os resultados obtidos estão relacionados ao profissional escolhido para orientar os exercícios. É por isso que instrutores populares estão ajudando a atrair novos membros a academias. Mais do que equipamentos de alta qualidade e uma infraestrutura excelente, é importante investir no direcionamento dado por quem realmente entende do assunto e tem uma grande capacidade motivacional. 

Experiências personalizadas

Outra tendência é a busca por experiências personalizadas. Isso não significa somente aulas realizadas em casa. Como comentamos acima, muitos têm optado por sessões em academias devido à chance de poderem interagir com outras pessoas. Mas, em vez de fazerem treinos convencionais, alguns praticantes estão investindo em treinos sob orientação de um instrutor exclusivo, como um personal trainer. 

Ambiente de trabalho fitness

Empresas têm valorizado mais o bem-estar de seus colaboradores. Um exemplo disso é o estímulo a práticas fitness, inclusive no ambiente de trabalho, dependendo do local e da disponibilidade. Com isso, as companhias conseguem melhorar o engajamento, a produtividade e o trabalho em equipe enquanto aumentam a saúde dos funcionários. 

Um relatório recente chamado Deloitte Corporate Wellness Report indicou que 78% dos empregadores entrevistados pretendem investir em programas de atividades físicas nos próximos três anos. Além disso, os dados revelaram que aulas fitness no ambiente de trabalho são as ofertas mais populares entre colaboradores. 

Organizações que não podem disponibilizar momentos e espaços para aulas fitness aos seus funcionários podem buscar parcerias com estúdios e academias que ficam perto. Desse modo, é possível continuar incentivando a prática fitness no dia a dia. 

Bora praticar as tendências fitness para 2020? Avalie quais estão ao seu alcance e comece a mudar seu estilo de vida o quanto antes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here