Conheça as vantagens de tomar matcha

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O matcha é uma erva muito utilizada, principalmente nos países orientais, nas cerimônias de chá. Por mais que já exista há algumas centenas de anos, cada vez mais ele vem ganhando popularidade no mercado, principalmente em razão de seus benefícios para a saúde. 

Ele é vendido na forma de um pó que pode ser misturado com água, para fazer um chá. Também pode ser usado em outras receitas, como uma forma de melhorar a concentração de nutrientes e ter um resultado mais saudável. 

Matcha x Chá Verde

Tanto o matcha quanto o chá verde são extraídos da planta Camellia sinensis. Por mais que o matcha seja popularmente conhecido como o “novo chá verde” e eles tenham algumas similaridades, cada um apresenta benefícios diferentes.

O chá verde já é popularmente conhecido e é produzido por meio da vaporização e secagem das folhas. Ele possui um sabor levemente amargo e pode ser encontrado de diversas formas, conforme o tipo de folha, a época da colheita e outros ingredientes utilizados na composição final. Seus benefícios vão desde auxiliar no emagrecimento e na atividade cerebral até combater o colesterol e melhorar o humor. 

Já o matcha tem um processo mais artesanal: as plantas são cultivadas na sombra e a colheita é feita de maneira manual com as folhas ainda jovens, que depois são secas e moídas. Esse processo faz com que o matcha tenha uma concentração maior de antioxidantes, anti-inflamatórios, aminoácidos, polifenóis e clorofila. Consequentemente, é um chá melhor em diversos sentidos, com um maior potencial diurético e de termogênese, o que contribui para um metabolismo mais rápido. 

O matcha também possui substâncias que atuam contra o estresse e conferem mais energia para o dia a dia. O sabor, porém, tende a ser mais forte que o do chá verde. Por isso, pode não ser para qualquer paladar.

Como preparar e consumir o matcha

Para aproveitar todos os benefícios do seu matcha, é fundamental comprar sempre de locais com procedência adequada. O ideal é adquiri-lo em lojas de produtos naturais, verificando sua origem (em geral, o matcha vem do Japão).  Prefira comprar o próprio pó, evitando os que já vêm em sachês ou cápsulas, que costumam vir com alguns componentes “extras” que não conferem os mesmos benefícios que o matcha natural. 

Modo de preparo do matcha

O primeiro passo para preparar o seu matcha é ferver a água e aguardar cerca de 5 minutos para esfriar e então misturar a erva. Você pode perceber uma dificuldade em fazer o pó se dissolver, podendo ser necessário bater ou chacoalhar para um resultado mais homogêneo. 

É possível misturar a erva com a água ainda fervendo, mas o gosto tende a ser mais forte. Outra possibilidade, caso você não se adapte de imediato ao forte sabor, é misturar o pó do matcha em vitaminas, sucos, sorvetes, café, smoothies, entre outras bebidas. 

Recomendações para consumo do matcha

É importante ressaltar que o matcha não é recomendado para pessoas que sofrem com insônia, gastrite, úlcera ou problemas cardíacos ou de coagulação. Gestantes ou lactantes também devem se atentar ao uso. Em caso de dúvidas, sempre consulte um médico de confiança e pare o consumo do chá em caso de suspeita de algum efeito colateral. 

É recomendado consumir cerca de 15 a 20 gramas por dia, ou até 4 xícaras de chá. Mais do que isso pode causar desconfortos intestinais, dores de cabeça, azia e irritabilidade. Além disso, evite beber o chá com o estômago vazio ou logo após as refeições.

Agora é só começar a consumir o matcha e aproveitar os benefícios que ele vai proporcionar à sua saúde.

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