Conheça os benefícios da beterraba

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Você sabia que a beterraba é um legume muito versátil e importante para o restabelecimento da sua imunidade? Pensando nisso, separamos uma lista para que você conheça os benefícios da beterraba.

Cientificamente, a beterraba recebe o nome de Beta (ou Beta vulgaris). Seu nome popular sofreu influência francesa e é derivado do substantivo francês betterave. A região originária da beterraba é a Europa, mas ela adaptou-se a outras terras e climas, sendo cultivada em diversos lugares  e servindo para vários fins, principalmente a culinária. 

A beterraba pode ser consumida crua, cozida no vapor, em saladas de alface, couve ou até mesmo misturada ao vinagrete. Esta opção é leve e rica em nutrientes, e pode ser adocicada também.

Confira 3 benefícios da beterraba

1. A beterraba pode reduzir inflamações no corpo 

As vitaminas presentes na beterraba podem contribuir diretamente com processos de desinflamação de qualquer tipo no corpo humano. A beterraba é rica em antioxidantes – fator demonstrado na sua cor roxa. Ela ajuda a reduzir inflamações e protege o corpo de toxinas que agravam os sintomas recorrentes. 

2. Aumenta a imunidade

A beterraba é um alimento capaz de melhorar e aumentar a imunidade por ser rica em zinco, cobre e vitaminas A e C. Sendo assim, essa comida contribui com o combate de gripes, resfriados e demais doenças que podem ocorrer devido ao enfraquecimento da imunidade. Por exemplo, a vitamina A aumenta a capacidade de produção de anticorpos e estimula os glóbulos brancos, que ajudam a evitar infecções. 

A beterraba também contém ferro, que é necessário para transportar oxigênio por todo o corpo, manter as células fortes e aumentar as defesas imunológicas.

3. Traz benefícios para o fígado

Já falamos aqui que a beterraba é rica em antioxidantes, e esse é um dos fatores que ajudam na saúde e no bom funcionamento do fígado. O alimento faz isso graças a elementos como ferro, betaína e vitamina B, sendo útil em processos desinflamatórios e de desintoxicação. 

Valores nutricionais da beterraba 

A beterraba tem alta concentração de folato – ácido fólico (também conhecido como ferro), manganês e cobre. O folato é essencial para a síntese de DNA e a prevenção de defeitos do tubo neural em bebês. Além disso, reduz o risco de doenças cardíacas, câncer e até sintomas de depressão.

Já o manganês é necessário para os processos enzimáticos do corpo, bem como para o metabolismo, a cicatrização de feridas e para manter os ossos saudáveis. Por sua vez, o cobre mantém o sistema imunológico saudável, ajuda a criar células vermelhas no sangue e apoia a produção de energia.

As folhas de beterraba são cheias de vitaminas A, C, K e B2. Geralmente, este alimento tem uma casca áspera que cobre a raiz, estando presa ao longo do caule e das folhas verdes. Toda a estrutura pode ser usada. A raiz pode ser consumida de diversas formas, assim como a folhagem. 

Existem algumas variações nos tipos de beterraba. Elas podem ser diferenciadas através de suas cores e formas. As mais comuns e vistas pela população são as de mesa, que são mais avermelhadas. As demais são plantadas e destinadas para os outros fins citados. Confira os principais tipos:

  • Beterraba de mesa: consumida como hortaliça, cozida e em diversos tipos de pratos.  
  • Beterraba açucareira: utilizada na produção de açúcar. 
  • Beterraba forrageira: utilizada para alimentação animal. 

Agora que você já conhece os seus benefícios, inclua a beterraba na sua dieta! 

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