Conheça os estágios de maturação do avocado e seus benefícios

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O avocado é considerado atualmente um supernutriente ou uma superfood. É uma fruta rica em nutrientes que faz parte de muitas dietas saudáveis. Mas muitas dúvidas rondam o seu consumo, como a diferença entre ela e o abacate. Além disso, há pessoas que não sabem quais são os estágios de maturação de um avocado. 

Esse alimento é uma importante fonte de fibras, potássio e vitaminas B6. É uma fruta que oferece uma série de benefícios para a saúde de quem a insere em sua dieta. Mais do que conhecer as vantagens de comer avocado, você deve saber quais são as propriedades encontradas nele e como identificar o momento ideal para comê-lo. 

Avocado ou abacate?

Avocado é uma variedade do abacate, fruta bastante popular no Brasil. O nome original desse tipo é Hass. Trata-se de uma subespécie que surgiu nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, na costa oeste do país. 

A principal diferença entre eles é a quantidade de nutrientes: o avocado possui quase o dobro que o abacate. Além disso, também tem menos calorias. As características principais do avocado são sua casca, com textura mais enrugada. Outra particularidade do avocado é o fato de ser menor e ter a polpa mais aveludada. 

Conheça os estágios de maturação do avocado

Um grande desafio de quem consome essa fruta é saber quando ela está boa para o consumo. Não tem muito segredo, o período de amadurecimento é bem próximo do abacate. Aqui você confere quais são essas fases até o avocado atingir a maturidade. 

Basicamente, elas se dividem da seguinte maneira:

  • Muito verde e bastante duro: maduro em aproximadamente 5 dias;
  • Quebrando: continua verde, um pouco macio (fica maduro em até 2 dias);
  • Maduro: mais escuro e levemente macio no toque, este é o ponto certo para comer;
  • Maduro demais: quando está escuro e mole, é melhor não comer por já ter passado do ponto.

Benefícios do avocado

O avocado é uma fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Essa fruta também inibe a absorção do colesterol considerado ruim (LDL) por conta da gordura vegetal. Mas esse efeito pode ser menor se o avocado for consumido antes ou depois das suas refeições.

Nem toda gordura é inimiga. Prova disso são as gorduras monoinsaturadas, provenientes de frutas como o avocado. Ela é benéfica principalmente nos exercícios físicos, pois o corpo consegue transformá-las rapidamente em energia. 

Possui propriedades antioxidantes, ou seja, retarda o envelhecimento de nossas células. E, assim como a banana, é um importante mineral aliado no fortalecimento dos músculos e no controle da pressão arterial. O avocado também pode auxiliar no equilíbrio da quantidade de potássio no organismo. Por isso, cãimbras nunca mais!

Como você viu, existem inúmeras vantagens em incluir o avocado na sua rotina alimentar. Basta seguir os estágios de maturação que indicamos para você aproveitar melhor essa delícia da natureza.

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