Copos de cerâmica: descubra as vantagens desta tendência

0
1036

A pessoas têm se interessado cada vez mais por hábitos saudáveis e pela preservação do meio ambiente, aumentando a procura por produtos sustentáveis e que fazem bem à saúde. Por isso, os copos de cerâmica são uma nova tendência que você precisa conhecer.

A cerâmica nada mais é do que uma mistura de matérias-primas inorgânicas e não metálicas, como a argila, por exemplo. É um material produzido há mais de 10 mil anos e que traz uma série de benefícios. Resistência, impermeabilidade e fácil produção são as principais vantagens. 

A argila é umedecida e moldada no formato desejado, seja de forma manual ou industrial. Depois, ela é separada para secar, retirando a maior parte da água. Após secar, a peça é submetida a temperaturas que giram em torno de 1000°C, o que “funde” a massa e resulta na cerâmica. 

As vantagens de aderir à tendência da cerâmica

Ter pratos, copos ou outras louças de cerâmica traz uma série de benefícios, tanto para o usuário quanto para o meio ambiente. Primeiramente em relação ao meio ambiente. Durante o seu processo de fabricação, a cerâmica solta um número muito menor de gases e substâncias nocivas.

Novas técnicas têm diminuído o consumo de água nos processos industriais. Além disso, o gasto de água que se tem ao lavar um copo é consideravelmente menor do que ao produzir uma unidade de copo plástico descartável, por exemplo. 

Com um copo de cerâmica é possível beber líquidos de natureza e temperaturas diversas, sem se preocupar com erosão ou perda de calor. Isso ocorre porque a cerâmica é um material bastante resistente, com baixa condutividade e isolante térmico. Portanto, não precisa se preocupar com a bebida esfriar rapidamente ou o copo queimar a sua mão. 

Também é possível se tranquilizar em relação à saúde. Copos metálicos, por exemplo, podem liberar substâncias prejudiciais ao organismo, mesmo que em pequenas quantidades, o que não acontece em copos de cerâmica. 

Vale ressaltar ainda que os copos e outros produtos de cerâmicas são, sobretudo, produtos artesanais. Dessa forma, ao comprar um copo para o seu dia a dia, você também está ajudando um pequeno artesão da sua região!

Onde comprar copos de cerâmica?

Com a sua crescente popularidade, está cada vez mais fácil encontrar copos e produtos de cerâmica. É possível encontrá-los como material para garrafas de água, por exemplo, que podem ser feitas totalmente de cerâmica ou podem ter algum revestimento externo para maior segurança ao transportar o objeto no dia a dia. 

Em lojas de produtos do tipo ou também em lojas de artigos para a casa, existe uma grande variedade de copos de cerâmica e outras louças. Você pode encontrar ainda em lojas menores ou associações de artesãos. Geralmente, há uma grande variedade, seja em cor, formato ou acessórios, podendo se adaptar conforme o estilo e gosto de cada um. 

Existem alguns artesãos que podem ser encontrados por meio da internet. Como é o caso de:

  • Noni Cerâmicas: em São Paulo, que produz peças em pequena escala feitas à mão;
  • Cerâmicas da Cris: também em São Paulo, que possui peças exclusivas e usa também vidrados em seu processo de produção;
  • Studio Heloisa Galvão: especializado em design em Porcelana Líquida;
  • Capotinho: canecas bicolores e até com duas alças, todas feitas à mão e com um visual único;
  • Olive Cerâmica: a responsável pelas peças se especializou na França e produz suas peças à mão, desde vasos até copos de cerâmica. 

Essa tendência é apenas uma entre as várias alternativas sustentáveis que temos atualmente. Que tal fazer a sua parte e ainda ter copos charmosos e que não prejudicam a sua saúde?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here