Correr ou caminhar? Veja os benefícios de cada prática

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O que você prefere fazer na sua rotina, correr ou caminhar? Se você está em dúvida sobre qual é a melhor atividade para manter uma vida Wellness, seus problemas acabaram, pois nós separamos os benefícios de cada prática. 

Atividades físicas ajudam a proporcionar mais saúde e disposição, afinal, movimentar o corpo traz inúmeros benefícios. Entre eles, estão o fortalecimento do nosso sistema imunológico, a proteção do coração contra doenças cardiovasculares e a produção de substâncias em nosso cérebro que estão atreladas ao prazer e bem-estar.

Para otimizar os resultados e respeitar as limitações do corpo, é necessário analisar qual exercício é o mais adequado. Caminhada e a corrida são práticas que não precisam de equipamentos e podem ser realizadas tanto ao ar livre quanto dentro de ambientes fechados, como academias ou em sua própria casa.

Para escolher o exercício físico ideal para sua rotina, é importante considerar não só o seu objetivo, mas também suas limitações. Por isso, confira as dicas que separamos abaixo:

Benefícios da caminhada

1. Menos esforço com a mesma eficiência

Caso seu interesse principal seja se manter saudável, a caminhada exige menos esforço do seu coração, o que é bom para pessoas sedentárias e com problemas cardíacos. Além disso, é uma atividade que ajuda a diminuir a taxa de colesterol, diabetes, hipertensão e infarto, fortalecendo também o sistema imunológico.

2. Fortalecimento dos ossos

O impacto da caminhada estimula a produção de massa óssea, sendo indicado para determinados estágios da osteoporose. A caminhada também é bastante recomendada para pessoas acima dos 40 anos, justamente como alternativa de evitar a porosidade óssea, incentivando a reciclagem da região.

3. Menos lesões

Por ser um exercício de menor impacto, a caminhada é ideal para pessoas sedentárias ou que estão acima do peso. Trata-se de uma atividade que não faz tanta pressão nas articulações, principalmente no joelho. Sendo assim, pessoas que apresentam alguma lesão na coluna ou pernas tendem a optar pela caminhada.

4. Melhoria do sono

Ambos os exercícios podem ser eficientes para aumentar nosso relaxamento e sensação de bem-estar, pois aumentam a produção de endorfina. Por isso, são excelentes atividades para quem possui problemas com insônia, ansiedade ou depressão.

Benefícios da corrida

1. Peso baixo

A corrida proporciona, além do benefício da alta queima de gordura durante a atividade, a sensação de saciedade ideal para quem tem problemas com o controle sobre a comida. Isso se deve à produção de hormônios que diminuem o apetite.

2. Desenvolvimento da musculatura 

Por ser um exercício de maior impacto, a musculatura da região dos membros inferiores, abdômen, costas e braços é duramente trabalhada, principalmente ao aumentar a velocidade do treino. Por isso, além de se sentir tonificada pela atividade, isso também te trará maior resistência física.

Pronto, agora você pode escolher o que melhor combina com seu perfil e suas necessidades. Na dúvida, consulte um médico para ter certeza de qual atividade é a mais recomendada para o seu caso. Desse modo, é possível aproveitar os benefícios do exercício enquanto você garante um um estilo de vida mais Wellness. 

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