Descubra a importância da glutationa

0
159

A glutationa, conhecida no mundo da nutrição como “a mãe de todos os antioxidantes”, é um composto amplamente benéfico produzido pelo organismo. Entre os benefícios, estão a desintoxicação do corpo, a proteção do fígado, do cérebro e do coração.

Já a deficiência desse composto pode aumentar o estresse oxidativo, que é a causa de muitas doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas, mal de Parkinson e a doença de Alzheimer. Por isso, manter níveis ideais de glutationa é essencial para a sua saúde.

Quais são as fontes comuns de glutationa nos alimentos?

Três aminoácidos compõem a glutationa: L-cisteína, glicina e L-glutamato. Confira os alimentos mais importantes para auxiliar a produção natural de glutationa pelo nosso organismo:

  • Alho, cebola e alimentos ricos em enxofre;
  • Vegetais crucíferos como brócolis, couve, repolho, agrião e rúcula;
  • Carnes, ricas em cisteína e metionina;
  • Produtos lácteos, ricos em cálcio e riboflavina;
  • Castanha do pará, frutos do mar e grãos integrais, ricos em selênio.

A glutationa também é vendida em forma de suplemento, mas pode não ser aconselhável para todos. Por isso, é importante conversar com seu médico para saber se o suplemento de glutationa é adequado para você e a forma correta de consumir. 

Benefícios da glutationa para a saúde

Níveis saudáveis ​​de glutationa geram grandes benefícios para a saúde. Confira alguns dos principais:

1. Ação antioxidante

Nosso organismo vive em uma constante “luta” para combater o estresse oxidativo. É para isso que os antioxidantes são fundamentais, já que a glutationa tem um excelente potencial antioxidante. Ela elimina os radicais livres em todo o corpo e recarrega outros antioxidantes essenciais para o nosso organismo, como a vitamina C e a vitamina E, prevenindo inúmeras doenças crônicas.

2. Redução da inflamação

A glutationa é excelente no combate à inflamação crônica. Ela controla quando os níveis de inflamação aumentam ou diminuem conforme necessário, instruindo e influenciando nossos glóbulos brancos, que são a nossa defesa biológica.

3. Desaceleração do envelhecimento

A reposição dos níveis de glutationa pode retardar o processo de envelhecimento, fortalecer os ossos e impedir o declínio cognitivo relacionado à idade. Com níveis equilibrados de glutationa no organismo, é possível manter a energia por mais tempo.

4. Mais saúde mental

A glutationa desempenha um papel importante na prevenção e no retardamento dos danos aos neurônios ocasionados pelo envelhecimento. Além disso, aumentar os níveis de glutationa pode ajudar a combater ansiedade, depressão e estresse crônico.

5. Combate a infecções

As infecções microbianas diminuem os níveis de glutationa no nosso organismo. Pesquisas sugerem que o aumento desses níveis pode fortalecer a nossa resposta imunológica contra bactérias e vírus.

6. Ação detox

A glutationa também é de vital importância para a desintoxicação. Ela age removendo as toxinas presentes no nosso fígado e que podem nos deixar doentes, como drogas, poluentes ambientais, metais pesados e outras substâncias. Logo, a glutationa é um dos nutrientes mais importantes, não apenas para a desintoxicação ideal, mas também para a saúde como um todo.

7. Fortalecimento do coração

A glutationa é o antioxidante mais importante para a saúde do coração. A deficiência de glutationa está estatisticamente ligada a uma maior ocorrência de insuficiência cardíaca em humanos e animais. Esse composto pode prevenir doenças cardíacas graças à sua capacidade de neutralizar o processo de oxidação de gordura.

8. Menos rugas e manchas

A glutationa tem cisteína em sua composição. Esse composto ajuda a evitar manchas, diminui as rugas e aumenta a elasticidade da pele. A glutationa também possui propriedades anti-envelhecimento, ao combater os radicais livres que danificam as células da pele e causam envelhecimento precoce.

Agora que você conhece melhor a glutationa, é só começar a consumir o composto em seu dia a dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here