Descubra como a batata melhora a performance física

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Purê de batata melhora a sua performance física. Sabia disso? É o que demonstrou um estudo publicado em outubro de 2019 pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Os pesquisadores comprovaram o impacto do consumo do purê de batata no desempenho de atletas, se consumido durante períodos prolongados de exercício físico. 

A ideia dos acadêmicos era avaliar se o consumo do purê de batata poderia proporcionar aos atletas os mesmos benefícios que géis de carboidratos existentes no mercado. Estes já tiveram seus benefícios comprovados, uma vez que promovem a disponibilidade do nutriente durante o exercício, contribuindo significativamente para a performance. 

A possibilidade de a batata alcançar resultados similares poderia significar, para os especialistas, uma outra possibilidade para diversificar as opções de alimentos para atletas durante o exercício. Além disso, seria uma forma de combater problemas como a falta de sabor e o gosto adocicado dos géis em geral. Os resultados demonstraram a equivalência das duas substâncias e outras características benéficas para a performance física. 

A eficiência da batata em relação ao gel de carboidrato

O método do estudo foi baseado em 12 participantes, ciclistas fisicamente ativos que faziam uma média de 267 quilômetros por semana. Eles passaram em um teste específico de condicionamento aeróbico, que consistiu em um desafio de 120 minutos seguido de um contrarrelógio (modalidade de corrida com a bicicleta). 

Os ciclistas foram divididos aleatoriamente e submetidos a três tipos diferentes de teste durante a atividade. Eles tiveram que beber somente água, consumir um gel de carboidrato e o equivalente em carboidratos obtidos a partir das batatas. 

O nível de ingestão foi feito nas quantidades recomendadas, sendo 60 gramas por hora durante a atividade. Cada uma dessas etapas foi monitorada por completo: níveis de glicose, temperatura corporal, concentrações de lactato, movimentos gastrointestinais, intensidade do exercício, entre outros. 

O resultado da avaliação

Publicado on-line, o estudo demonstrou que o consumo de carboidratos durante a atividade física melhora significativamente o desempenho se comparado ao consumo de apenas água.  A partir do monitoramento de cada uma das etapas, os pesquisadores também observaram que o desempenho destes ciclistas foi igual tanto no consumo de gel de carboidratos quanto das batatas. O desempenho e os níveis de glicose no sangue foram similares em ambos os casos.

Ao consumir a batata, o ciclista (ou qualquer outro esportista) evita, por exemplo, o consumo de outros ingredientes presentes nos géis e outros produtos energéticos. Assim, a batata acaba sendo uma opção saudável, mais saborosa, econômica e rica em nutrientes. 

Você pode conferir os números e mais informações sobre a pesquisa no site do Science Daily.

Outros benefícios da batata para a sua saúde

Além de ser uma excelente aliada na performance física, a batata traz outros benefícios para a sua saúde, como:

  • Melhorar a pele, por ser rica em vitamina C (antioxidante);
  • Auxiliar no funcionamento dos rins graças à presença de magnésio, fósforo, amido e outras vitaminas;
  • Contribuir para o sistema nervoso, com seus aminoácidos e a vitamina B6;
  • Fortalecer os ossos, principalmente devido à presença do zinco e cálcio;
  • Atuar no controle da pressão, por meio do potássio (um importante vasodilatador);
  • Reduzir o risco de diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue;
  • Reduzir o estresse com a atuação do ácido gama-aminobutírico e dos carboidratos, que contribuem para o aumento da produção de serotonina.

Quer melhorar sua performance nos exercícios e ter mais saúde como um todo? Então, comece a incluir o alimento em sua dieta para a rotina de exercícios.

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