Descubra como a memória se estabiliza durante o sono

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Para muitas pessoas, dormir é sinônimo de descansar não apenas o corpo, mas a mente também. Basta uma noite mal dormida para percebermos como ficamos mais cansados quando acordamos. Além de ser bom para garantir o nosso descanso, o sono é importante porque contribui para a estabilização da memória.

É isso que foi reforçado em um estudo recente do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Biologia do Collège de France (CNRS), situado em Paris. Um time de cientistas dessa instituição francesa realizou uma pesquisa que mostra que as chamadas ondas delta são as responsáveis pela formação de memórias enquanto o córtex descansa. E é durante o sono que ocorre esse descanso.

Entenda a pesquisa

Neurônios ativos foram encontrados pelos pesquisadores durante períodos que, até então, eram considerados silenciosos. Por conta disso, acredita-se agora que isso explica por que as memórias de longo prazo são criadas.

Publicados em outubro de 2019 pela revista Science, os resultados da pesquisa apontam que o hipocampo se reativa de forma espontânea enquanto as pessoas dormem. Assim, a atividade gerada é parecida com a atividade que acontece quando não estamos dormindo.

O hipocampo é essencial para transformar a memória de curto prazo em memória de longo prazo. É ele que envia informações aos córtex, que reage a partir disso. Depois dessa troca, geralmente ocorre a onda delta, ou seja, um período de silêncio. Em seguida, acontecem atividades rítmicas denominadas fusos do sono. É justamente nessa hora em que os circuitos corticais formam as memórias estáveis por meio de uma nova organização.

Os resultados da pesquisa são importantes porque alteram significativamente como o córtex é compreendido. Os pesquisadores perceberam que ele não fica completamente silencioso, já que alguns neurônios continuam ativos, codificando informações por meio de pequenos conjuntos. Isso significa que esses neurônios são capazes de realizar funções importantes quando estão ativados, enquanto os demais permanecem em silêncio.

Como melhorar a qualidade do sono

Já que estamos falando sobre dormir, que tal conferir algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono? Assim, você não só descansará mais, como também estimulará a estabilização da sua memória. Confira:

1. Atividades físicas: é indicado fazer exercícios físicos algumas horas antes de ir para a cama.

2. Alimentação balanceada: comer pratos pesados antes de se deitar pode impactar o seu sono de forma negativa. Por isso, dê preferência a alimentos leves à noite. Evite gorduras, produtos industrializados e outras comidas que dificultam o processo digestivo e o relaxamento dos músculos enquanto você dorme.

3. Ambiente propício: evite dormir em locais com muitos ruídos. Além disso, desligue luzes fluorescentes e de aparelhos eletrônicos. Por exemplo, aquela luz de TVs e de computadores indicando que estão conectados na tomada aciona células visuais que despertam nossa atenção. Isso acaba afetando o sistema nervoso antes de cairmos no sono.

4. Nada de estimulantes: bebidas alcoólicas e com cafeína prejudicam a qualidade do sono. Por isso, nem pense em ingerir esses estimulantes frequentemente à noite.

5. Meditação: práticas que ajudam no relaxamento mental são ótimas para garantir um sono mais tranquilo. É o caso de meditação e ioga, por exemplo.

Com essas dicas Wellness, a qualidade do seu sono será muito maior e dormir bem é um dos passos para a estabilização da sua memória.

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