Descubra como evitar a procrastinação

0
274

Você costuma empurrar atividades o máximo possível, e sempre deixar para realizá-las num segundo momento? Se a resposta for positiva, talvez a procrastinação já faça parte da sua rotina e pode atrapalhar bastante o seu bem-estar de várias formas. 

O grande problema é quando você faz tudo menos o que precisava. Isso compromete o seu desempenho no trabalho ou até afeta sua vida pessoal. Então as dicas que separamos são indispensáveis. Antes de te contar quais são elas, é importante lembrar que procrastinar uma vez ou outra não é necessariamente algo ruim, desde que não tenha se tornado um hábito.

Procrastinação, preguiça ou desorganização?

Muita gente pode confundir procrastinação com preguiça e falta de organização. Quem é preguiçoso costuma não querer fazer praticamente nada, nem as atividades prazerosas. E os que são desorganizados não conseguem completar tarefas porque não conseguem organizar suas ações, não porque as estão evitando. 

Já quem é procrastinador de carteirinha faz isso porque é a forma que o cérebro encontra de evitar situações que não são tão agradáveis. Assim, não lidam com elas – ao menos não tão cedo. É por isso as pessoas costumam deixar atividades mais difíceis para depois e acabam vendo um episódio de uma série quando deveriam finalizar logo aquilo, por exemplo. 

Por que a procrastinação atrapalha nosso bem-estar?

São vários os efeitos negativos de procrastinar frequentemente. Dependendo da situação, não dá para reverter o estrago feito por esse hábito. Um exemplo é quando você precisa se preparar para uma reunião que está te deixando inseguro. Ao deixar o planejamento para o último minuto, é possível que ela seja um desastre.

Quem protela regularmente tem o costume de fazer as coisas mal feitas ou incompletas, justamente pela falta de tempo gerada pelo adiamento constante. Por conta disso, as outras pessoas ficam com uma impressão ruim, o que pode levar a consequências como advertências e broncas. 

Além de contratempos no trabalho ou nos estudos, você pode se dar mal em relacionamentos. A procrastinação pode ser um empecilho desde para quem adia limpar um cômodo da casa até para pessoas que evitam ter conversas importantes. 

Como evitar a procrastinação

Saiba quais são as melhores maneiras de evitar esse tipo de autossabotagem com as dicas a seguir: 

1. Técnica pomodoro

Já ouviu falar na técnica pomodoro? Trata-se de um método bem simples de realizar tarefas com mais produtividade. O pomodoro consiste em trabalhar por períodos de tempo intercalados, fazendo pausas pequenas a cada 25 minutos, aproximadamente. Baixe o app e experimente. Nós testamos e de fato, o foco aumenta nesses especiais 25 minutos.

2. Sem notificações

O celular é uma tentação difícil de resistir e um dos principias devices responsável por tirar o nosso foco e levar à procrastinar. No entanto, você pode se programar para não olhar (de jeito nenhum) seu celular ao menos nos períodos estabelecidos. Por exemplo: ao se programar para focar inteiramente numa tarefa durante 20 minutos em vez de 1 hora, você consegue ter um controle maior. 

3. Evite interrupções

Seja na empresa onde você trabalha, no seu curso ou até em casa, deixe claro para as pessoas o seu comprometimento com determinada tarefa. Ao avisar que vai se dedicar a tal atividade por um tempo específico, é possível evitar eventuais distrações. 

4. Crie recompensas

Uma opção é definir recompensas para a realização de atividades chatas. Assim, seu cérebro ficará mais motivado a completá-las. Comer um chocolate ou ver um vídeo no YouTube após fazer uma obrigação desagradável são jeitos simples de criar forças para passar por isso. 

5. Não acumule tarefas

Na hora de sentar e fazer algo, evite ficar intercalando atividades diferentes, sem completar nenhuma. O ideal é listar suas prioridades e só passar para outra depois de terminar a anterior. Ao começar pelas mais difíceis, você verá que não era um bicho de sete cabeças e se sentirá empolgado para completar o resto.

Para finalizar, não esqueça que você não deve se culpar caso não consiga evitar a procrastinação em todas as tentativas. O importante é continuar seguindo nossas dicas até, gradualmente, criar hábitos mais produtivos. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here