Descubra o que é a quercetina

0
71

Existem diversas substâncias presentes nos alimentos que ingerimos diariamente e, muitas vezes, não sabemos quais são, não é mesmo? Uma delas é a quercetina, um flavonoide que possui diversas propriedades benéficas para o organismo humano. 

Trata-se de um composto bioativo age diretamente na célula e é essencial para a preservação da saúde. A quercetina está presente em maçãs, framboesas, alcaparras, cerejas, uvas vermelhas, cebolas, chás, brócolis, limões, pimentões, vinho tinto, entre outros. 

A substância combate a ação oxidante dos radicais livres, protegendo as células contra o envelhecimento precoce e prevenindo inúmeras patologias como doenças cardíacas e neurodegenerativas, câncer, diabetes e outras. 

Propriedades da quercetina

  • Anti-inflamatória: auxilia no combate a inflamações que estão associadas a muitos problemas de saúde e, quando se agravam, podem destruir tecidos e causar doenças graves.
  • Anticarcinogênica: os carcinógenos são responsáveis por estimular o aparecimento de carcinomas ou câncer no organismo. A quercetina possui propriedades que reduzem e barram a ação dessa substância. 
  • Antioxidante: os antioxidantes, presentes na quercetina, são responsáveis por proteger as células e o material genético da oxidação, além de agirem no combate ao envelhecimento das células e ao aparecimento de doenças degenerativas.
  • Antiviral: o vírus é o agente infeccioso que causa as doenças conhecidas como virose, incluindo dengue, gripe, raiva e sarampo. A quercetina tem um efeito antiviral bastante eficaz. 
  • Anti-histamínica (ou antialérgica): a alergia é uma reação imunológica de causas variadas. Entre as mais comuns, estão: rinite, asma e urticária. A quercetina possui ação anti-histamínica, que ajuda a combater os sintomas alérgicos.

Benefícios da quercetina

1. Fortalece o sistema imunológico

Com o passar dos anos, a tendência é que nosso sistema imunológico fique enfraquecido. Por isso, estabelecer rotinas de cuidados com a saúde é tão importante para manter a qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. Uma das formas mais eficazes de ser uma pessoa mais saudável e fortalecer a imunidade é prezando por uma alimentação de qualidade, rica em nutrientes. 

Como citamos anteriormente, a quercetina é uma substância que possui diversas propriedades benéficas para a saúde e pode ser encontrada em alimentos que ingerimos diariamente. Mantê-la na nossa dieta é essencial para ter uma vida mais longa e saudável.

2. Auxilia na longevidade

A substância ajuda no processo de rejuvenescimento e eliminação das células envelhecidas presentes no corpo humano. Por isso, é constantemente associada à longevidade. Trata-se de um nutriente vital no retardamento da aparição dos efeitos do envelhecimento, pois a quercetina ajuda a manter a pele saudável, aumentar a imunidade e prevenir doenças e quadros inflamatórios. 

3. Reduz as chances de doenças do coração

O efeito antitrombótico da quercetina contribui para prevenção de doenças cardiovasculares, pois evita a formação de coágulos e impede a trombose ou formação de trombos. A substância também possui ação vasodilatadora, responsável por aumentar o calibre dos vasos, alongando suas fibras musculares e acelerando o transporte de glicose, oxigênio e aminoácido no organismo. 

Além disso, a quercetina minimiza consideravelmente o risco de ataque cardíaco e de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame, devido à sua ação antioxidante que reduz os níveis do colesterol LDL, maléfico para a saúde.

4. Ajuda no funcionamento intestinal

Cuidar da saúde intestinal é muito importante, pois o intestino é um órgão muito sensível. Se ele não estiver funcionando da forma correta, pode enfraquecer a imunidade e levar a inúmeros problemas, como constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável, hemorroidas, fissura anal, colite, câncer, entre outros. Assim, a quercetina é uma importante aliada no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, devido à sua alta capacidade anti-inflamatória. 

Quer saber mais informações sobre esse e outros conteúdos voltados para o bem-estar, saúde, gastronomia, comportamento e outras temáticas relacionadas? É só continuar nos acompanhando!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here