Descubra os benefícios da glutamina

0
144

Sabia que a glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo e constitui 65% dos aminoácidos presentes nos músculos? Ela é conhecida por ser o suplemento natural capaz de promover a massa muscular, mas é muito mais do que isso e tem uma série de benefícios, que você vai descobrir a seguir.

A glutamina não é um aminoácido essencial porque pode ser produzida a partir de outros aminoácidos, mas é considerada essencial do ponto de vista funcional, ou seja, nosso corpo não pode funcionar adequadamente sem a glutamina.

Os principais benefícios da glutamina

A glutamina é capaz de: reparar o intestino danificado pela permeabilidade intestinal, fortalecendo suas paredes e garantindo que as bactérias não fiquem nos tecidos; impulsionar o sistema imunológico; melhorar o humor e a concentração; e prevenir a perda muscular em pacientes. 

Além disso, o aminoácido pode ter a capacidade de: 

  • Promover a desintoxicação;
  • Reduzir o estresse muscular pós-treino;
  • Viabilizar a construção de massa muscular após atividade física;
  • Proporcionar a liberação do estresse, combatendo os níveis excessivos de cortisol.

Níveis de glutamina

São os níveis de glutamina muscular que comandam o índice da síntese de proteínas. Além disso, eles influenciam na manutenção do balanço nitrogenado positivo. Consequentemente, é possível ganhar mais tecido muscular, o que é ainda maior junto dos níveis estáveis de insulina, garantindo um crescimento da musculatura. 

O aumento de volume da célula muscular também é influenciado pela glutamina. Diante de níveis maiores de glutamina intracelular, os músculos são expandidos. Dessa forma, acontece uma otimização do anabolismo, ou seja, do aumento de tecido muscular. 

Outra consequência é a redução do catabolismo, que nada mais é que a perda de tecido muscular. Porém, a quantidade de glutamina não afeta apenas o volume, mas também o processo inteiro de crescimento da musculatura. Com a suplementação da glutamina, você consegue aumentar a capacidade que o seu organismo tem de sintetizar tecido muscular magro. 

Por que é importante suplementar a glutamina?

Geralmente, a glutamina é produzida em quantidades suficientes no corpo. Entretanto, existem algumas condições que queimam nossas reservas de glutamina, tornando necessário integrá-la para permitir que o corpo atinja seu potencial máximo. Algumas dessas situações são:

  • Estresse e longos períodos de tensão emocional;
  • Inflamação;
  • Infecções;
  • Traumas;
  • Longos períodos na cama e cirurgia;
  • Treinamento intenso.

Algumas funções corporais usam tanta glutamina que é necessário obtê-la a partir de dieta ou de suplementos. Quase toda a glutamina presente no sangue é sintetizada nos músculos por outros aminoácidos (arginina, ornitina e prolina) e, em menor grau, pelo fígado, rins e intestino delgado.

Além disso, se tivermos algumas condições de saúde, pode ser importante integrar a glutamina por meio da suplementação. É o caso de: permeabilidade intestinal; intolerância alimentar; colite ulcerativa; doença celíaca; doença de Crohn; síndrome do intestino irritável; longos períodos de doença; tendência a adoecer frequentemente; doenças autoimunes; fígado gordo; insônia; entre outras.

Os componentes da molécula de glutationa são: ácidos glutâmico, cisteína e glicina. A glutamina, sendo precursora do ácido glutâmico, desempenha um papel importante na formação da glutationa. Assim, tomar glutamina reduz a diminuição nas reservas de glutationa sob condições de necessidade.

Recomenda-se não tomar glutamina junto com o ômega 3, pois seus benefícios podem ser cancelados quando tomados simultaneamente. E consulte um médico para checar a melhor forma de consumir esse suplemento de acordo com o que você necessita. 

É essencial saber exatamente a melhor quantidade de glutamina para cada caso e também a regularidade de consumo. Com esse produto, você terá uma vida cada vez mais Wellness, com uma saúde fortalecida e, consequentemente, mais bem-estar em seu dia a dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here