Descubra os benefícios do banho gelado

0
181

Tomar banho gelado pode parecer um grande desafio, mas vencer o frio momentâneo traz uma série de benefícios para a sua saúde. Ao fazer dessa prática um hábito, com o passar do tempo, a água gelada vai deixar de incomodar, restando apenas os pontos positivos. Pensando nisso, vamos te contar quais são eles para te motivar a adotar essa prática no seu dia a dia.

O banho gelado é bastante conhecido por ajudar o corpo a entrar em um estado de “alerta” logo cedo, garantindo uma maior energia e mais força de vontade para encarar o dia. Mas as vantagens vão muito além de te ajudar a despertar. Eles vão desde benefícios estéticos até melhorias no funcionamento interno do seu organismo, incluindo alguns para o seu emocional. 

Confira os principais benefícios do banho gelado 

1. Perda de gordura

O contato com baixas temperaturas estimula o tecido adiposo marrom, que é termogênico. Consequentemente, isso contribui para a perda de calorias. Porém, essa perda é muito pequena, então essa não deve ser a única estratégia para controle e perda de peso. 

2. Aumento da imunidade

O contato direto com a água fria aumenta a produção de um antioxidante chamado glutationa, muito importante para combater os processos inflamatórios nos órgãos internos. Além disso, estimula a produção de noradrenalina, que beneficia os glóbulos brancos, fundamentais para o sistema imunológico. A água fria também melhora a circulação, beneficiando a produção e distribuição de oxigênio, nutrientes e hormônios. 

3. Melhoria no humor

Um banho gelado contribui para a redução do estresse e da ansiedade por conta do “choque” causado pelo contato da água fria com a pele e por estimular a produção de alguns neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. Além disso, ao criar o hábito de tomar banho gelado todos os dias, você acaba tendo mais disciplina e foco, sempre saindo da sua zona de conforto.

4. Pele e cabelo mais saudáveis

A água quente é prejudicial por retirar a camada protetora da pele e cabelos. É possível evitar isso com a ajuda de um banho gelado, que contribui para o fechamento dos poros e evita o ressecamento. Consequentemente, a pele e os cabelos tendem a ficar menos oleosos, menos irritados e mais brilhantes. 

5. Menos tensão e dores 

O gelo, em geral, é um excelente aliado para diminuir a inflamação e a vasodilatação, podendo ser usado para diminuir dores e incômodos em casos de bursites, tendinites e contusões musculares. Isso pode, inclusive, evitar a fadiga muscular e melhorar a recuperação muscular após uma atividade física intensa.

Porém, em casos de contrações ou dores musculares e artrite, por exemplo, essa prática não é recomendada, uma vez que piora o quadro de dor. Nessas situações, o ideal é uma água aquecida, mas não muito quente, que promova o relaxamento. 

Cuidados com o banho gelado

Como nem tudo é perfeito, existem também alguns cuidados e pontos a serem levados em conta na hora de tomar um banho bem gelado. Em primeiro lugar, é importante citar que o frio pode levar a uma contração dos vasos, o que gera um aumento momentâneo da pressão arterial e da produção de adrenalina. Sendo assim, o banho gelado deve ser evitado por pessoas com predisposição ou problemas cardiovasculares, diabetes e fumantes. 

Também é importante tomar cuidado com oscilações de temperatura dentro e fora do chuveiro, para não sofrer com choques térmicos.

Basta seguir as nossas recomendações para garantir uma rotina Wellness na hora de tomar aquele banho gostoso!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here