Descubra por que o kombucha é uma alternativa saudável

0
290

Kombucha é uma bebida fermentada efervescente, parecida com o refrigerante. No entanto, ela possui um baixo teor calórico e de açúcar, sendo feita com chá (pode ser chá verde, chá branco ou chá preto), açúcar, fermento e até bactérias! 

Para o preparo da bebida, uma colônia de bactérias e leveduras vivas, chamada Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras (SCOBY) é adicionada ao chá já adoçado, e é deixada para fermentar de uma a três semanas antes de ser embalada. O açúcar possui uma função importante na produção, pois é ele que serve de “alimento” para que as bactérias e as leveduras realizem todo o processo. 

O resultado? Uma bebida com fragrância e sabor únicos, pouco doce, gasosa e ligeiramente ácida. Além de ser delicioso, o kombucha pode fornecer diversos nutrientes excelentes para a saúde. Alguns dos principais componentes encontrados no chá são: ácido acético, ácido láctico, vitamina C e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12). 

Origem do kombucha

A bebida se originou na China, cerca de 2 mil anos atrás e, naquela época, era ingerida pois acreditava-se que o kombucha possuía propriedades especiais de cura e desintoxicação. Hoje, trata-se de um item popular vendido em todo o mundo, com vastas opções de sabores. 

Algumas pessoas bebem beber por conta de seus benefícios à saúde, enquanto outras consomem o alimento meramente por prazer. Você também pode acrescentar algum suco de frutas ou mistura de chá fermentado para acrescentar outro sabor à bebida, caso prefira. 

Benefícios do kombuchá 

As vantagens do kombuchá são maiores do que quando chás verdes, chás brancos ou chás pretos são ingeridos de forma convencional. Por isso, cada vez mais, a bebida vem sendo muito utilizada e recomendada para quem busca um estilo de vida mais saudável. Confira seus principais benefícios:

1. Rico em antioxidantes 

O kombucha tem uma concentração notável de antioxidantes, principalmente devido à presença de polifenóis no chá. Mas, por que alimentos antioxidantes são importantes para o organismo? Por que evitam o dano celular causado pelos radicais livres, reduzindo possíveis inflamações e realizando o que se conhece, popularmente, como “desintoxicação”. 

2. Melhor digestão 

Devido ao processo de fermentação natural, o kombucha ganha propriedades probióticas ou bactérias “boas” que ajudam a aumentar a absorção de nutrientes no processo de digestão, a regular o intestino, a melhorar a saúde intestinal e a equilibrar o microbioma da flora intestinal. 

Um intestino saudável está conectado a vários aspectos da saúde física e mental, e ter um microbioma equilibrado pode fortalecer o seu sistema imunológico. Além disso, a saúde intestinal recentemente tem sido associada ao desenvolvimento de demência e doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e câncer. 

3. Propriedades antimicrobianas 

Além de reforçar o seu sistema imunológico devido à restauração do sistema digestivo, o kombucha possui propriedades antimicrobianas que ajudam a prevenir diversos tipos de infecções, sobretudo infecções digestivas e urinárias. Como resultado do processo de fermentação, a bebida também contém ácido acético, uma substância que pode matar muitos microrganismos prejudiciais à saúde. 

Precauções para consumir kombucha

Agora que você encontrou uma alternativa de bebida mais saudável para substituir o refrigerante, é importante prestar atenção em alguns cuidados. Primeiramente, certifique-se de que você não possui intolerâncias alimentares, para que não haja riscos ao beber o kombucha. Além disso, nos primeiros dias de consumo, é natural que o alimento cause flatulência e até desconforto gastrointestinal, então, não se assuste se seu corpo precisar de algum tempo para se acostumar. 

Você pode beber kombucha diariamente, aumentando a ingestão gradativamente caso queira e avaliando sempre como seu corpo reage. Assim, sua rotina alimentar ficará muito mais saudável e, consequentemente, Wellness. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here