Dicas de adaptógenos para equilibrar o peso

0
279

O usa de plantas como remédios naturais não é uma tendência atual. Essa é uma prática que já carrega bastante história. As pessoas estão se voltando cada vez mais para os adaptógenos para perda de peso e outras questões de saúde. Mas você sabe o que são adaptógenos?

Com o aumento dos custos com assistência médica e o foco em formas de vida mais naturais e saudáveis, não é de admirar que os adaptógenos estejam em evidência novamente. Eles são plantas não tóxicas usadas para objetivos específicos.

Os adaptógenos são uma das categorias de nootrópicos, também chamados de drogas inteligentes, compostos ou suplementos notáveis ​​que aumentam o desempenho cognitivo. Os nootrópicos trabalham aumentando as capacidades mentais, como memória, atenção, motivação, criatividade e foco. Eles são usados para perda de peso porque melhoram os sintomas de ansiedade, sono, depressão e humor.

É por isso que adaptógenos têm sido utilizados como tratamento natural em tradições como a medicina chinesa e a Ayurveda há séculos. Recentemente, eles vêm experimentando um ressurgimento, com bastante popularidade, pois ajudam a resistir e suportar estressores físicos e mentais. 

Como os adaptógenos agem?

Quando ingeridos, os adaptógenos interagem com seu sistema adrenal (também conhecido como eixo HPA) para regular as respostas do seu corpo. Isso significa que eles reconhecem o que seu corpo necessita. Alguns são conhecidos por serem úteis para determinados problemas, mas, em geral, não há como saber exatamente como um adaptógeno afetará você. Tudo depende do seu corpo!

Diferentes adaptógenos podem resultar em diferentes efeitos em seu corpo. Geralmente, eles incluem o controle do estresse, o equilíbrio hormonal, o aumento da libido, melhoria da memória e perda ou manutenção do peso corporal. 

Para sentir os efeitos, você precisa dar algum tempo para que os adaptógenos possam trabalhar. Uma dica geral é tomá-los de forma consistente durante dois ou três meses antes de esperar resultados, embora possa levar menos tempo. E, como sempre, é importante que você discuta quaisquer suplementos com seu médico ou profissional de saúde antes de começar a tomá-los.

Ervas adaptogênicas populares

O mercado oferece diversas opções de adaptógenos. Aalguns deles você pode conferir a seguir:

1. Ashwagandha

Esta erva é particularmente apreciada pelos seus benefícios no gerenciamento do estresse. É especialmente calmante, ajudando a reduzir a ansiedade e, consequentemente, contribuindo para a perda de peso. Ela também tem efeitos neuroprotetores nos casos de Parkinson e demência, além de reduzir a inflamação em pacientes com artrite reumatóide. 

2. Rhodiola

Erva estimulante, a rhodiola é mais conhecida por seu efeito energético. Também é usada para perda de peso, controle do estresse e desempenho cognitivo. A rhodiola contém um composto ativo que sinaliza para o seu corpo queimar gordura mais eficientemente.

A rhodiola melhorou pode melhorar o desempenho atlético e a resistência, ajudando pessoas a atingirem suas metas de perda de peso e gordura. Além disso, ela é útil para estimular a memória e o aprendizado.

3. Reishi

Reishi é um cogumelo não psicotrópico com efeito calmante. É muito rico em antioxidantes, tornando-o uma ótima opção para suporte ao sistema imunológico. Os beta-glucons presentes no reishi aumentam a função do sistema imunológico e, por isso, estão sendo estudados no tratamento do câncer. 

Além disso, o reishi também pode ser útil para a regulação da glicose no sangue. Todas essas características atuando em conjunto também contribuem para bons resultados no processo de perda de peso. 

4. Maca

A maca é apreciada por seus benefícios principalmente relacionados ao aumento da libido. Também conhecida como “ginseng peruano”, a maca é um vegetal crucífero usado há milhares de anos como fitoterapia.

É um adaptógeno utilizado em muitos tratamentos naturais para o equilíbrio hormonal das mulheres, fator que também contribui para a perda de peso. Além disso, pode melhorar a depressão em mulheres na pós-menopausa e aumentar a fertilidade em mulheres em idade fértil.

5. Ginseng

O ginseng é a melhor escolha para quem deseja curar a fadiga adrenal, melhorar a função cognitiva e aprimorar a função do sistema imunológico, entre uma infinidade de outros benefícios como a manutenção do peso, por exemplo.

Como você pôde ver, se o seu objetivo é perder ou equilibrar o seu peso, os adaptógenos podem ser uma ótima opção para incluir na sua rotina Wellness!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here