5 dicas para dar um tempo da internet

0
180

Você já parou para pensar na quantidade de tempo que você passa por dia navegando pela internet, seja no celular ou no computador? Pode parecer pouco, mas quando fazemos essa conta, acabamos nos surpreendendo com tanta atenção dada a esses aparelhos. Como isso pode ser prejudicial se o uso for excessivo, é importante conhecer dicas para dar um tempo da internet.

Os aplicativos e sites nos dão a sensação de urgência necessária para que tenhamos toda nossa atenção voltada para eles. Às vezes, nós pensamos que vamos perder grandes novidades se deixarmos o smartphone de lado e essa angústia já tem até nome: FoMO (Fear of Missing Out, que significa “medo de estar perdendo algo”).

Se você acredita que usa a internet em demasia e deseja ter uma vida mais livre desse vício, nós separamos algumas dicas que irão te ajudar nesse desafio. Lembre que ter uma vida mais off-line também faz parte de uma vida Wellness.

Veja 5 dicas para dar um tempo da internet

1. Desligue suas notificações

As notificações estão ali para te mostrar que existem coisas para ver, o que não é um problema. Porém, se cada vez que você vir uma notificação, for até lá saber o que é, seu cérebro irá criar um gatilho mental que irá entender tal atividade como algo necessária e urgente. Portanto, desligar as notificações te ajuda a manter o foco e a diminuir a ansiedade de checar suas redes constantemente. Assim, fica mais fácil estabelecer momentos específicos para se conectar.

2. Delimite um tempo para a internet

Gastar muitas horas nas redes sociais é algo que fazemos tranquilamente, sem perceber. Porém, já pensou em quantas atividades você deixou de fazer por ter ficado muito tempo on-line? Delimitar um tempo específico pode te ajudar a ser mais direto no que tiver que fazer, reduzindo o tempo de navegação virtual.

3. Deixe o celular longe 

Manter o celular à sua vista vai te fazer sentir mais vontade de usá-lo. Sendo assim, deixe o aparelho sempre longe quando estiver em um momento de estudo, trabalho ou até mesmo ocioso. Isso também vale para a hora de dormir, que é quando damos aquela passeada pela internet e acabamos comprometendo nosso sono.

4. Utilize os aplicativos 

Existem aplicativos e até funções que já vêm no sistema operacional com o intuito de te ajudar a usar menos a internet. É possível delimitar um tempo para cada aplicativo, fazendo com que a conexão seja bloqueada depois do tempo limite. 

Também dá para controlar o tempo de utilização por meio dessas funcionalidades. Elas permitem que você tenha noção do tempo gasto com cada aplicativo, dando a real dimensão do seu “vício”.

5. Encontre substitutos

Comprou aquele livro, mas ainda não teve tempo de ler? Iniciou um curso, mas não terminou por estar ocupado com outras coisas? Que tal usar o tempo gasto na internet para realizar outras atividades? Infelizmente, nós gastamos muito mais tempo do que pensamos quando estamos conectados. É comum deixarmos coisas importantes de lado. Por isso, não restrinja sua vida ao celular. Encontre substitutos que também te darão prazer! 

Que tal manter o equilíbrio com práticas que exercitem a mente de forma saudável? A Wellness Choices possui uma série de dicas e exercícios que te ajudarão a criar hábitos melhores e duradouros, tendo uma vida cada vez mais wellness.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here