Entenda as diferenças entre probióticos e prebióticos

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Se você está acima do peso ou se sente constantemente cansado e indisposto, talvez a solução esteja na saúde do seu intestino. Sabia que 80% do seu sistema imunológico está em seu intestino? 

Seu sistema digestivo contém todo um ecossistema repleto de micróbios, chamado microbioma. Quando o sistema imunológico funciona como deveria, ele te protege contra infecções sem causar problemas autoimunes. Já quando o seu microbioma não está saudável, ele fica inflamado e, eventualmente, os efeitos colaterais disso permitem que toxinas e partículas de comidas não digeridas escapem para a sua corrente sanguínea.

Confira as diferenças entre probióticos e prebióticos abaixo:

Probióticos

1. O que são?

Bactérias e fermentos vivos que fazem bem para o seu corpo. Esse tipo de bactéria geralmente costuma ser conhecido como as bactérias consideradas boas para o organismo.

2. Por que precisamos deles?

Os probióticos ajudam o corpo a digerir comida. Além disso, eles mantêm o microbioma do seu intestino saudável e ajudam a apoiar o revestimento do intestino, evitando que alimentos entrem na sua corrente sanguínea.

3. Quais são os alimentos probióticos?

O iogurte é o alimento probiótico mais fácil de encontrar, por ser produzido com base na fermentação do leite com bactérias distintas, que ficam no produto final. Chucrute, kimchi, kombucha, kefir e vegetais em conserva também são fontes probióticas que você pode incluir na sua dieta. 

4. Quais são seus benefícios?

Alguns dos principais benefícios dos probióticos são:

  • Melhor digestão de proteínas;
  • Mais absorção de vitaminas e minerais; 
  • Estímulo do sistema imunológico;
  • Alívio de constipação;
  • Prevenção de infecções urogenitais. 

Prebióticos

1. O que são?

Os prebióticos são um tipo de fibra que o corpo humano não consegue digerir. Basicamente, eles funcionam como alimento para os probióticos. 

2. Por que precisamos deles?

Ajudam a apoiar o corpo na manutenção de uma colônia saudável de bactérias. 

3. Quais são os alimentos probióticos?

Os probióticos são comuns em frutas e vegetais, principalmente nos alimentos com carboidratos complexos, como amido e fibras. Tais carboidratos não podem ser digeridos pelo organismo, passando pelo sistema digestivo e virando alimento para as bactérias consideradas benéficas ao corpo, além de outros micróbios. Grãos integrais, banana, vegetais folhosos, cebola, alho, alcachofra, cevada, chicória, aveia, soja e derivados (como o tofu) e trigo são os principais alimentos probióticos. 

4. Quais são seus benefícios?

Alguns dos principais benefícios dos prebióticos são:

  • Níveis menores de bactérias causadoras de doenças no intestino;
  • Alívio de constipação;
  • Menos risco de aterosclerose;
  • Estímulo de crescimento das bactérias benéficas ao corpo; 
  • Risco menor de osteoporose.

Com as informações acima, você garantir uma rotina bem mais saudável. Passe a incluir os alimentos citados para ter uma vida ainda mais Wellness. 

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