Golden Milk: conheça os benefícios desta bebida milenar

0
337

A busca por práticas mais Wellness pode ser observada no consumo de produtos de origem sustentável e que tragam benefícios para nossa saúde, seja ela física ou mental. O Golden Milk é o superfood da vez e tem se popularizado por conta dos seus diversos benefícios.

Traduzindo literalmente, essa bebida milenar significa leite dourado. Sua origem vem da Ayurveda, medicina alternativa indiana que consiste na relação direta entre o bem-estar físico/mental e a forma com a qual nos alimentamos, além de quais alimentos consumimos.

A sua receita original é uma mistura de leite de origem vegetal (coco ou amêndoa), com cúrcuma, especiarias e outros ingredientes. Essa mistura de ingredientes e nutrientes dá a cor dourada e é a verdadeira responsável pelo seu poder nutricional e funcional.

Principais benefícios do Golden Milk

O Golden Milk possui ação anti-inflamatória, antioxidante e propriedades termogênicas, que auxiliam na perda de peso e no fortalecimento do sistema imunológico. Por ser rico em probióticos, ajuda a diminuir a ansiedade. Ao consumir essa bebida, nosso corpo aumenta os níveis de dopamina e serotonina, aumentando assim a sensação de bem-estar e conforto. 

Além das doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, a bebida age no tratamento e cura de diversas outras doenças e distúrbios, sejam mentais ou físicos, devido à curcumina, propriedade encontrada na cúrcuma. Na Índia, ela é utilizada para combater desde uma simples gripe até problemas cardíacos e transtornos mentais como depressão.

Como a prática tem origem indiana, as pessoas de lá acreditam na relação direta entre alimentação, saúde e bem-estar. Sua filosofia busca uma maior harmonia entre corpo e mente por meio de uma alimentação mais adequada. Por isso, o Golden Milk é tão consumido no Oriente, já que seus componentes nutricionais têm uma forte e direta ação funcional em nosso organismo.

Como tomar o Golden Milk

Cada ingrediente possui seu papel na composição do Golden Milk. Pelo seu efeito como um calmante natural, o ele é recomendado para consumo quente e antes de deitar para dormir, ajudando e facilitando a indução ao sono. 

Além de ser utilizado como bebida, o Golden Milk pode ser consumido em diversas receitas para um almoço ou jantar, em combinações como risotos ou como molho acompanhante de outras comidas. Ao ser ingerido em uma refeição, ele ajuda numa melhor digestão. E outra vantagem é a possibilidade de promover saciedade, o que, junto de seu efeito termogênico, pode auxiliar na queima de gordura e na perda de peso.

Outro momento para fazer o consumo do Golden Milk é logo ao acordar de manhã. Assim, você ativa as propriedades que ajudam no fortalecimento do seu sistema imunológico. Também é possível criar uma sensação maior de bem-estar e disposição logo nesse momento do dia.

Como preparar seu Golden Milk

O primeiro passo é obter os ingredientes essenciais: 2 xícaras de leite de coco ou amêndoas, 1 colher de chá de açafrão-da-terra, 1/4 de colher de chá de canela em pó e 1/4 de colher de chá de cardamomo em pó. Você também deve adicionar 1 colher de sopa de mel, 1/4 de colher de chá de gengibre em pó e 2 colheres de sopa de água fervente.

Você deve adicionar ingredientes como mel, açafrão, gengibre, canela e cardamomo em um recipiente e misturá-los bem. Em seguida, acrescente água fervente para dissolver o mel. Depois, adicione leite de coco ou amêndoas e mexa bem, misturando todos os ingredientes.

É possível encontrar versões prontas em pó, seja em lata ou em sachês. Mas é preciso ficar atento à tabela nutricional. Dê preferência ao preparo caseiro e ao uso de produtos naturais. 

Pronto, agora é só começar a incluir Golden Milk para ter um dia a dia bem Wellness.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here