Gravidez no verão: dicas Wellness para melhorar seu bem-estar

0
105

A gestação é um período mágico para as futuras mamães, que esperam a chegada dos filhos enquanto passam por uma transformação radical no corpo. Nem todas as mulheres conseguem escolher quando vão engravidar e muitas acabam passando por isso justo nos meses mais quentes do ano. 

Durante os meses em que a criança se desenvolve no ventre materno a temperatura corporal da mulher aumenta. Isso pode gerar ainda mais desconforto no verão, já que a sensação térmica também fica maior. É por isso que separamos dicas Wellness para melhorar seu bem-estar durante uma gravidez no verão.

Confira abaixo os principais cuidados para garantir hábitos saudáveis e amenizar os efeitos provocados pelo calor, como sensação de desmaio, queda da pressão arterial e tonturas. 

Beba mais água

Quanto mais hidratada estiver, melhor você se sentirá nos dias mais quentes durante sua gravidez. Como no verão a nossa transpiração aumenta, é indispensável repor o líquido que eliminamos no suor. Por isso, uma dica Wellness é carregar uma garrafa o tempo todo, para você ingerir líquidos com mais frequência, especialmente água. 

Coma alimentos mais leves

Cuidar da alimentação na gestação é importante para garantir que o seu corpo e, consequentemente, o seu bebê recebam os melhores nutrientes. No calor, essa preocupação deve ser ainda maior, para evitar enfermidades. Sendo assim, opte por alimentos leves, como verduras, frutas e legumes sempre que possível. Isso vai ser bom não só para a criança, mas para a sua disposição nos dias quentes. E nada de exageros ou comer pratos de locais de procedência duvidosa. 

Evite a exposição ao sol

Quando o sol estiver muito forte, tente não sair entre às 10h e às 16h, pois é quando os raios solares estão mais fortes e perigosos. A probabilidade de se sentir mal na rua ou quando chegar à sua casa depois de pegar sol nesse período será muito maior. Caso você precise passar pela rua, use um chapéu ou uma sombrinha para evitar a exposição.

Claro que o protetor solar apropriado para o seu tipo de pele é outro item essencial. Se esse produto já é indispensável em outras estações do ano, no verão e durante a gestação ele deve fazer parte da sua rotina assim como passar desodorante e escovar os dentes, por exemplo. 

Passe o protetor por todo o corpo, principalmente nas partes que ficaram expostas, mesmo que o dia não esteja tão quente e em horários fora do período mais crítico. Além de proteger a pele, esse item vai te ajudar com problemas de oleosidade, estrias e evitará o surgimento de manchas. Não tem motivo para não usar!

Faça exercícios fÍsicos leves

Pode parecer contraditório, mas atividades físicas são aconselhadas para gestantes no verão, já que contribuem para aumentar a disposição das mulheres. Desde que você não exagere, exercícios leves podem ser muito benéficos, melhorando sua circulação sanguínea e reduzindo a sensação de inchaço no corpo. 

O ideal é consultar seu médico para ter certeza do tipo de atividade que você pode realizar, uma vez que cada caso tem suas particularidades. Porém, exercícios de baixo impacto tendem a ser os mais recomendados para praticamente todas as gestantes. Caminhadas, por exemplo, já são o suficiente e não te deixam sobrecarregada. 

Descanse durante o dia

Organize a sua agenda para separar alguns momentos para descansar um pouco durante o dia. É natural sentir mais cansaço no calor. Por isso, repouse por alguns minutos posicionando os pés para cima, o que vai aumentar seu relaxamento e reduzirá a fadiga. 

Com as recomendações Wellness acima, sua gestação no verão será muito mais tranquila e saudável. Caso também tenha como relaxar em uma piscina ou no mar, aproveite a chance!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here