Mindfulness durante exercícios fitness: o que você precisa saber

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Já prestou atenção no que você pensa durante sua rotina de exercícios fitness? Há quem tem o hábito de fazer atividades físicas vendo o que está na TV, ouvindo suas playlists, acompanhando podcasts ou até usando os momentos de pausa para conversar pelo celular. Tudo isso é válido, mas uma opção que muitos nem conhecem é o mindfuness, que deve ser feito sem essas distrações. 

Com essa prática, você acaba sentindo cada batida do seu coração mais intensamente enquanto se exercita. Além disso, o mindfulness permite que você perceba melhor como está sua respiração naquele momento e possibilita sentir as endorfinas liberadas após os exercícios em toda sua totalidade. 

O que é mindfulness

Mas, afinal, o que exatamente é essa prática? Ela tem sido cada vez mais implementada porque consiste em alcançar um estado mental focando na consciência do momento presente, o que leva a uma calmaria que ajuda você a identificar pensamentos, além de reconhecer e aceitar sentimentos e sensações corporais. 

Ao exercitar o mindfulness, você se distrai menos com pensamentos e sentimentos que não são apropriados para determinado momento, garantindo atenção plena naquilo que você está vivendo. As técnicas de mindfulness também beneficiam o corpo de várias formas, como no desenvolvimento da inteligência emocional, controle de ansiedade e estresse, capacidade de concentração, autoconhecimento, memória e até redução de pensamentos negativos. 

Como aplicar o mindfulness durante exercícios fitness

1. Desligue aparelhos 

A primeira coisa que você deve fazer é desligar aparelhos que podem te distrair, como seu celular. O tempo de se exercitar fazendo mindfulness pode ser muito mais produtivo se você dedicar sua mente inteiramente a esse momento. Por isso, evite praticar quando estiver aguardando uma resposta, por exemplo. 

Você até pode deixar uma música relaxante tocando no ambiente, mas durante o mindfulness a ideia é não ocupar sua mente com dispositivos eletrônicos que ofereçam conteúdos que exigem sua atenção. Quanto mais focado você estiver nas respostas corporais durante os movimentos, mais eficaz será a atividade fitness quando ela for associada ao mindfulness. 

2. Não se prenda às suas demandas

Caso você tenha uma lista de tarefas para completar, tente escrever os itens num papel antes de começar o mindfulness durante as atividades fitness. Assim, sua mente tem mais facilidade de separar aquele momento apenas para os exercícios, evitando que os pensamentos ligados às demandas voltem. Caso eles retornem, em vez de se distrair tentando evitá-los, confronte-os deixando claro que eles serão resolvidos após o treino. No começo é muito mais difícil, mas logo isso se tornará um hábito, tornando a atividade bem mais proveitosa.  

3. Monitore seus batimentos cardíacos e sua respiração

Saber como estão seus batimentos cardíacos durante os exercícios fitness ajuda a mostrar sua evolução na prática mindfulness. É possível ter esse acompanhamento a partir de aplicativos específicos de monitoramento. Como o celular precisa estar ligado para isso, não se esqueça de desligar as notificações de conversas, e-mails e mensagens para não se distrair, como destacamos acima. 

Falando em monitoramento, não esqueça que você deve prestar muita atenção na sua respiração também. Ao ter mais consciência de como está o ritmo e a intensidade, você consegue aproveitar melhor a atividade. 

4. Tenha um objetivo em mente

Em vez de praticar mindfulness durante exercícios fitness só por fazer, defina antes a sua intenção. Quando você sabe exatamente por que está fazendo tal exercício, fica mais fácil perceber os detalhes e ter melhores resultados. Entre os objetivos mais comuns estão: aliviar estresse, ter um alongamento mais eficaz, fortalecer a musculatura e as juntas, entre outros. 

Que tal começar ainda hoje a praticar mindfulness na sua rotina de exercícios Wellness?

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