Mitos e verdades sobre dormir com o cabelo molhado

0
104

É prejudicial dormir com o cabelo molhado? Como essa é uma dúvida bem recorrente, vamos desvendar alguns mitos sobre o assunto. Se você passa o dia todo fora, só chega à noite em casa e tem apenas esse horário para lavar o cabelo, é importante conhecer os prós e os contras dessa prática.

Será que dormir com as madeixas úmidas causa gripes ou resfriados? O cabelo fica com uma aparência muito ruim no dia seguinte? A seguir, listamos alguns mitos e verdades sobre o assunto:

Dormir com o cabelo molhado causa gripe? 

Mito! Não há comprovação científica para esse tipo de colocação. Neste caso, o que acontece é que, ao dormir com os cabelos úmidos, pode ocorrer uma diminuição da temperatura do seu corpo, acarretando um frio repentino. Mas isso não leva a gripe ou resfriado, necessariamente. 

Porém, caso você seja uma pessoa alérgica a temperaturas mais baixas, fique mais atenta e tente não dormir com os cabelos molhados com frequência, ainda mais se forem longos, o que aumenta o tempo necessário para secar os fios naturalmente.

Dormir com o cabelo molhado prejudica o couro cabeludo? 

Verdade! Dormir com os cabelos molhados faz com que a proliferação de fungos reine no seu couro cabeludo, e isso pode causar diversos desconfortos, como: odor, descamação do couro cabeludo, coceiras, irritações, entre outros. 

É melhor dormir com o cabelo molhado do que usar secador? 

Mito! Muita gente acha que usar secador danifica a fibra capilar. Essas fontes artificiais de calor prejudicam o cabelo, mas se a sua única alternativa é usá-lo para não dormir com os cabelos molhados, faça isso. Se compararmos os danos, secar o cabelo antes de dormir é o menos prejudicial. E, para diminuir os impactos da fonte de calor – neste caso o secador -, recomendamos usar protetores térmicos nos cabelos. Além disso, utilize o secador um pouco longe dos fios, para não receberem tanto o impacto da forte temperatura, e não lave os cabelos todos os dias à noite.

Dormir com o cabelo molhado pode causar queda dos fios? 

Mito! Mesmo com as adversidades causadas pelo acúmulo de bactérias e fungos que podem gerar, a queda capilar não é uma delas. Porém, se você continuar dormindo com o cabelo molhado, ocorrerá um enfraquecimento dos fios. Assim, pode ser que eles não cresçam saudáveis devido a um couro cabeludo mal cuidado. 

Dormir com o cabelo molhado pode causar caspas? 

Verdade! Um couro cabeludo que passa horas molhado pode ser um campo fértil para diversos tipos de caspas, sejam aquelas mais soltas ou oleosas. Ao notar esse tipo de problema, procure um especialista e passe a usar shampoos que ajudam no tratamento de caspas. E, se você já for uma pessoa que tem tendência a criar caspas, a prática pode aumentar esse problema. 

Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais informações para ter uma vida Wellness,continue acompanhando o nosso blog!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here