Movimentos de fortalecimento do corpo para depois da gestação

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Dores ocasionais são normais no nosso dia a dia. Após a gestação, quando o corpo passou por mudanças extremas, essas dores também podem se manifestar. Mas existem algumas maneiras de evitar a tensão muscular, os nós e os pontos de gatilho. A seguir, veremos dicas de movimentos de fortalecimento do corpo para depois de uma gravidez. 

Qual é a diferença entre tensão muscular, nós e pontos de gatilho?

Antes de conferir os movimentos, e importante saber a diferença entre tensão muscular, nós no corpo e pontos de gatilho. Basicamente, tensão muscular é quando a tensão aumenta no corpo devido à falta de fluxo sanguíneo e ao aumento da contração involuntária dos músculos. Esse problema vem do tecido branco em cada extremidade de um músculo, não do próprio músculo. 

Tal tecido branco avascular contém algo chamado tendão de Golgi, que, quando está ativo, relaxa o músculo ao qual está associado. Já quando está inativo, você sente tensão. Esse é o tipo de desconforto que você pode sentir se acordar de manhã com os tendões da coxa contraídos e movimentos limitados, por exemplo.

Você sabe como aqueles laços de cabelo elásticos pretos têm aquele ponto onde o tecido é colado, então não pode esticar? Essa é uma boa representação de um nó em nosso músculo. Os músculos funcionam por causa de fibras chamadas actina e miosina, que se ligam e se liberam uma da outra como um velcro – elas se engancham e se soltam e se engancham e se liberam continuamente. Quando você tem um nó é porque essas fibras ficam presas umas às outras e não se soltaram, então o músculo não se estica para trás como deveria. 

Já um ponto de gatilho é um ponto que irradia dor para outro local do corpo. Portanto, se você encontrar um ponto de gatilho e começar a massageá-lo, é possível sentir a tensão subindo pela sua cabeça e descendo até o nariz.

Fortalecimento do corpo pós-gestação

O pós-parto é uma fase muito delicada na vida de uma mulher. Após o nascimento do bebê, a mãe deve lidar com as mudanças corporais. Por isso, é importante ficar atenta à sua postura corporal e levar uma vida saudável. 

Outra dica que pode ajudar bastante é a realização de exercícios físicos, mas lembre-se: antes de começar, peça ajuda de seu médico para avaliar a melhor atividade e indicar o melhor tipo de treino para suas necessidades.

O ideal é que as novas mamães foquem em exercícios posturais, respiratórios e que estimulem a consciência corporal, considerando o peso do próprio corpo. Dessa forma, é possível alcançar o realinhamento postural e a normalização do tônus e o equilíbrio da musculatura. 

Lembre que cada pessoa tem seu próprio ritmo. Por isso, nem pense em forçar os exercícios só porque deseja ter o corpo de antes. Dê tempo ao tempo e curta essa fase sem neuras!

Se você segue as práticas de um estilo de vida Wellness, movimentos para o fortalecimento do corpo devem fazer parte da sua rotina. Os benefícios certamente aparecerão e seu bem-estar apresentará uma melhora considerável. 

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